Teorias de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPO EDUCACIONAL UNIESP
ENFERMAGEM

ENFERMAGEM E O CUIDAR

Eva Cristina de Melo
Adriana Aparecida Custódio Sacramento
Carla de Azevedo Silva
Ester Marini de Campos
Gabriele Aparecida Ribeiro Cruz
Maria José dos Santos Barbosa
Nadia Prinde Leite
Tatiana de Araujo Lacerda

São Paulo/SP
2012.1

Eva Cristina de Melo
Adriana Aparecida Custódio Sacramento
Carla de Azevedo SilvaEster Marini de Campos
Gabriele Aparecida Ribeiro Cruz
Maria José dos Santos Barbosa
Nadia Prinde Leite
Tatiana de Araujo Lacerda

ENFERMAGEM E O CUIDAR




Trabalhoapresentado à disciplina Aspectos Fundamentais I ministrado pela professora Enfª Drª Luciana de Giussio para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Enfermagem.

São Paulo/SP
2012.1

Introdução

Este trabalho relata a busca do verdadeiro significado do cuidar, a humanização. O cuidado humano é uma característica humana. O cuidar é uma forma de expressão, de relacionamento com ooutro ser. Pensando nos elementos do cuidado humano, o amor, a solidariedade, e o respeito, mostramos que na atitude humana, a forma de cuidar independe da relação que se tem com o ser cuidado. A ação do cuidar tem a ideia de harmonizar as relações humanas e o equilíbrio junto ao meio social e a natureza. Na Enfermagem através do ensino feito por Florence Nightingale, treinavam-se pessoas paracuidar de pessoas, sendo esta uma característica da Enfermagem. Na ocorrência do processo de cuidar, o enfermeiro precisa utilizar o conhecimento científico e também sua capacidade de observação e percepção, planejando cada etapa do processo, podendo visualizar a necessidade do paciente e compreender suas indagações.Desenvolvimento

O ser humano, na relação com o outro, manifesta a interdependência que todos os seres compartilham. A humanidade do ser humano pode expressar-se no processo de cuidar e ser cuidado, que se fundamenta na interação a partir da comunicação envolvendo respeito, responsabilidade e toda a complexidade de determinantes no seudesenvolvimento e realização.
As relações de cuidado são manifestadas em todas as atividades do cotidiano de cada ser. O cuidar é uma relação mútua de ajuda, de crescimento e auto-realização, pautada pelo afeto e respeito ético moral.
O cuidar em enfermagem caracteriza-se em conhecer e atender as necessidades do ser a ser cuidado, em dar oportunidade a ele de cuidar-se e de desenvolver o seupotencial. Pensar na enfermagem e no cuidar é uma tarefa instigante e de certa forma representa um desafio no contexto atual da conformação das práticas de saúde, no qual é necessário e fundamental se considerar a forma como a produção dessas práticas tem se efetivado, voltadas muito mais às doenças e não ao doente.
No que tange à enfermagem, não é uma discussão nova, se faz presente em sua história,visto que o cuidar é uma das razões e sentido da enfermagem, mesmo que não seja uma ação exclusiva e predominante desta profissão. O cuidado não é apenas um privilégio ou característica da enfermagem. Contudo, a enfermagem possui vários requisitos e atributos que a distinguem, e a caracterizam por ser uma profissão de ajuda na qual o conceito de cuidado é genuíno.
A Enfermagem tem como premissabásica o cuidado com o ser humano na sua totalidade e, de acordo com a sua natureza, reconhecendo-o como um ser com potencialidades e capacidades para agir e decidir, observando sua individualidade, necessidades, expectativas e realidades. Desta forma, ampliam-se as possibilidades para exercer sua autonomia e para transformar o contexto em que vive. Enfermagem - “gente que cuida de gente”-, seu...
tracking img