Teorias de comex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

TRABALHO FINAL DE COMÉRCIO INTERNACIONAL


Rio de Janeiro
2012
O trabalho consiste em responder as seguintes questões:
1. A empresa PelonS./A. foi fundada em 1976 e nunca exportou. Apresente motivo (s) que levem a exportar neste início de século. (você deve escolher o produto e sugerir características relevantes da empresa que justifiquem osmotivos assinalados).
Feito isso, apresente um planejamento de exportação para a PelonS./A. restrito ao produto escolhido para ser exportado contemplando indicativos estratégicos para:
a) Introduzir o produto no mercado externo;
b) Se manter no mercado externo e;
c) Se expandir no mercado externo.

Pelón S.A é uma empresa de médio porte do segmento de calçadosconhecido em todo Brasil.Está sediada em São Paulo, SP, e possuifiliais nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. A empresa atende o restante do território nacional por meio de seus representantes comerciais subordinados ao escritório central na cidade de São Paulo.
A empresa foi fundada em 1976, a partir de uma conversa informal entre seus futuros sócio-fundadores, os irmãos Igor e Maria Pelón, emsua residência em São Paulo. Igor acabara de se formar em administração de empresas e Maria cursava seu último período da faculdade de moda. A empresateve como primeira razão social o nome Pelón LTDA. E produziu em seu ano de criação cinquenta pares de calçados femininos (prêt-à-porter). No início, a empresa instalou-se na garagem da casa dos pais de Maria e Igor e contou durante todo o primeiro anocom o trabalho árduo e dedicadodos sócios e o apoio de seus pais.
Hoje, apesar de a empresa ser de médio porte e contar com cerca de 230 colaboradores diretos, é uma das maiores indústrias de calçados do Brasil. No ano 2000, a Pelón se reconstituiu como uma sociedade anônima fechada (S.A.) a fim de captar de recursos juntos aos seus sócios e diretores executivos para investir em um parqueindustrial mais moderno e bem equipado. A iniciativa foi extremamente exitosa e ademais de atingir ao fim para o qual foi proposta, a divisão de parcela do capital foi bem recebida por todos aqueles que vestem a camisa da empresa e se esforçam sobremaneira ao sucesso do empreendimento. A companhia fabrica, atualmente, 8 mil pares de calçados por dia (3 milhões ao ano) e tem mais de 120 lojas própriasem todo o território nacional. É uma indústria especializada em calçados femininos e masculinos para o público adulto. Dália e Miósotis, que significam união recíproca e fidelidade, é a marca feminina e Pelón, a marca masculina. Ambas são linhas de produtos da Pelón S.A.
Neste ano de 2012, a Pelón S.A. completa 36 anos de muito sucesso no Brasil e pretende comemorar seu aniversário com umanovidade, a empresa passará a exportar cerca de 5% da sua produção, em um primeiro momento a dois países: Estados Unidos e Argentina.
Os EUA são historicamente fortes parceiros comerciais do Brasil no quesito importação de calçados. Na década de 90, absorveram 60% de toda a produção nacional destinada ao exterior. Segundo dados da Abicalçados, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, aparticipação recente vem caindo, possivelmente em função do crescimento das importações pelo país norte-americano oriundas da China, a um custo relativamente menor.
A Argentina, na América do Sul, é favorecida pela sua proximidade geográfica. No início deste século foi o parceiro comercial de maior peso como destino das exportações brasileiras deste produto. Após a crise do mercado subprime, em meadosde 2008, o mercado argentino se retraiu e com isso houve uma pequena alteração no fluxo que crescimento que vinha sendo observado. As taxas de crescimento já se mostram, novamente, positivas e o mercado é bastante promissor.
Hoje em dia, a produção de calçadosno território nacional encontra-se distribuída em pólos industriais localizados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com destaques para...
tracking img