Teorias da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI LICENCIATURA EM BIOLOGIA
TEORIAS DA PERSONALIDADE
GENETICA OU AMBIENTE

Wennys Albuquerque Carvalho
Prof.ª Maria da Conceição Lima da Silva
Ciências Biológicas – BID 0039 – Prática do Modulo II
21/06/2011

RESUMO

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma contradição na avaliação de comparação a respeito da teoriada personalidade de acordo com o que influencia a personalidade de cada ser, sua particularidade genética ou o meio ambiente que ele convive, onde nos preocupa com questões que fazem diferença no ajustamento e na sobrevivência do individuo, tal qual serão abordados fatores genéticos de nossa existência singular, onde somos capazes de nos tornarmos indivíduos únicos em nossa maneira de ser e dedesempenhar nosso papel na sociedade de acordo com o que se obtém do meio, visando assim às diferenças individuais de cada ser, onde sofremos uma preponderância da mistura genética e ambiental, onde a personalidade representa suas características, como: os sentimentos, pensamentos e comportamentos.

Palavras-chave: Personalidade, sobrevivência, comportamentos.

1 - INTRODUÇÃO

Entendemos oestudo da personalidade como um domínio particularmente interessante nos fatores genéticos e ambientais, onde representa um processo dinâmico no interior do individuo, como também um conceito psicológico cujas bases são fisiológicas, ou seja, é uma força interna que determina como o individuo ira se comportar, o que evidencia seus traços, deste modo à noção do traço substitui afavelmente a noção decaráter. Traços habituais são, por exemplo: a impulsividade, a generosidade, a timidez, a empatia ou honestidade.
Uma personalidade agrevissa, submissa ou temerosa, em cada caso indicado percebe-se um atributo ou uma qualidade altamente típica do sujeito, que presumivelmente é uma parte importante da impressão global criada nos outros, e identifica sua personalidade por esse termo. (Hall, 2000,p. 32)

A presente pesquisa teve seu foco em organizar o conhecimento a respeito da personalidade, buscando uma grande quantidade de informação gerada pelas fontes cientificas, onde identificamos como características diferenciadoras que regem o comportamento, traços peculiares à pessoa, o contrário dos traços compartilhados por uma serie de pessoas, que evidencia os mecanismos genéticos eneurobiológicos, entre a genética e as ciências comportamentais, ou seja, diferenciado as características do ser humano, construindo a imagem de uma pessoa e seus principais processos psicológicos.
Visamos às diferenças individuais como ponto fortemente determinado pela hereditariedade, segundo teorias a informação é transmitida a partir dos órgãos dos sentidos com bases recentemente na genéticacomportamental, analisando a contribuição de fatores genéticos e ambientais para o comportamento humano.
Todo mundo tem uma personalidade única, constituída por padrões de respostas recorrentes e consistentes, sendo importante classificar as noções de temperamento, de caráter e de traços de personalidade, dai surge à questão das pessoas terem muitas semelhanças e ao mesmo tempo se diferem umas dasoutras.

2 – DESENVOLVIMENTO

A personalidade é um conjunto dinâmico constituído por componentes em conflito, dominadas por forças inconscientes e a sexualidade tem um papel crucial nesta teoria. Segundo Freud existem cinco fases no desenvolvimento da personalidade, sendo estas a oral, a anal, a fálica, o período de latência e a fase genital, de acordo com as descobertas freudianas ásexualidade ocupa um lugar de destaque na vida psíquica, onde se inicia não somente na adolescência mas na tenra idade.

“A sexualidade era vista como não sendo mais do que uma parte do ser humano que incluía o biológico e o instintivo. A partir de Freud, a sexualidade adquiriu uma ampliação cientifica de múltiplos significados”. (Zimerman, 2005, p.88-89)

As teorias da personalidade abrangem...
tracking img