As idéias e conceitos de Henry Ford

Henry Ford (1863-1947) nasceu nos Estados Unidos, onde viveu e morreu provavelmente o mais conhecido de todos os precursores da Administração científica.

As idéias de Henry Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveram;

✓ Mecanização do trabalho

✓ Produção em massa

✓ Padronização do maquinário e do equipamento

Ele também programou a política de metas, mesmo não tendo esse nome, ele dizia queX carros deveriam ser produzidos em Y dias. Além disso, ele revolucionou o tratamento aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de administração.

Em 1905 e 1910, Ford promoveu a grande inovação do século XX: a produção em massa. Embora não tenha inventado o automóvel nem mesmo a linha de montagem, Ford inovou na organização do trabalho: a produção de maior número de produtosacabados com a maior garantia de qualidade e pelo menor custo possível.

A racionalização da produção proporcionou a linha de montagem que permite a produção em série. Na produção em série ou em massa, o produto é padronizado, bem como o maquinário, o material, a mão-de-obra e o desenho do produto, o que proporciona um custo mínimo.

Daí, a produção em grandes quantidades, cuja condição precedente é a capacidade de consumo em massa, seja real ou potencial, na outra ponta.

Para isso, trêsaspectos suportam o sistema:

✓ A progressão do produto através do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua;

✓ O trabalho é entregue ao trabalhador em vez de deixá-lo com a iniciativa de ir buscá-lo;

✓ As operações são analisadas em seus elementos contribuintes;

Para obter um esquema caracterizado pela aceleração da produção por meio de um trabalho ritmado, coordenado e econômico, Ford adotou três princípios básicos:

1 – Princípio de intensificação: [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Teorias da admistração ford e taylor. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teorias-Da-Admistra%C3%A7%C3%A3o-Ford-e-Taylor/30633.html

MLA

"Teorias da admistração ford e taylor" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teorias-Da-Admistra%C3%A7%C3%A3o-Ford-e-Taylor/30633.html>.

MLA 7

"Teorias da admistração ford e taylor." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teorias-Da-Admistra%C3%A7%C3%A3o-Ford-e-Taylor/30633.html>.

CHICAGO

"Teorias da admistração ford e taylor." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teorias-Da-Admistra%C3%A7%C3%A3o-Ford-e-Taylor/30633.html.