Teorias da administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Segundo Chiavenato, habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos depessoas”. Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional Segundo pesquisa realizada em empresas:
"[...] as organizações desejam profissionais de Administração com as seguintes características: Capacidade de identificar prioridades; Capacidade de operacionalizar idéias; Capacidade de delegar funções; Habilidade para identificar oportunidades; Capacidade decomunicação, redação e criatividade; Capacidade de trabalho em equipe; Capacidade de liderança; Disposição para correr riscos e responsabilidade; Facilidade de relacionamento interpessoal; Domínio de métodos e técnicas de trabalho; Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos; Capacidade de estabelecer e consolidar relações; Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade. MEIRELES(2003, p. 34)."

ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADMINISTRAÇÃO

Começando pela Suméria, onde encontramos os documentos mais antigos (meados do quarto milênio a.C.). Sacerdotes (templos) por meio de imenso sistema tributário coletavam e administravam grandes somas de bens e valores. Estes sacerdotes prestavam contas ao sumo sacerdote. Organizações religiosas eram “imortais”, alem do desenvolvimento dosistema de escrita (utilizada para controle financeiro).
Depois temos o Egito, com a construção de Quéops (100 mil homens, 2,3 milhões de blocos com peso médio de 2,5 toneladas cada). Atualmente, isso equivale à administração e esforços de uma cidade-empresa de 100.000 hab. num período de 20 anos. Planejamento, organização e controle são antigos (não do século XX), pois havia necessidade deresolver problemas de transporte, alojamento e administração. Pensamento Administrativo => “literatura egípcia”.
Práticas e princípios (autoridade, responsabilidade, descrição de tarefas); controle de operações de grande escala. Os administradores egípcios reconheceram o valor do planejamento e o uso de conselheiros. Importância da especialização na organização total. Nenhum comerciante podia sededicar a um ramo de comércio que não tivesse sido transmitido por seus pais.
Na Babilônia, o Império babilônico desenvolvido no vale dos rios Tigre e Eufrates. Reinado de Hamurabi, as cidades mantiveram a paz e criaram leis para: propriedade pessoal, rural, comércio, negócios, família e trabalho. Estas leis formaram o Código de Hamurabi = pensamento administrativo que vigorou de 2000 a 1700 a.C.(salário mínimo, controle, responsabilidade). Código Acadiano de Eshnunna (controle de preços e penalidades criminais) acredita-se anterior ao código de Hamurabi. Declínio por 1.000 anos até Nabucodonosor em 604 a.C; fábricas têxteis, controle da produção e salários-incentivo.
Na China, antigos documentos de Chow e de Mencius, indicam princípios relacionados ao planejamento, organização, direçãoe controle. A Constituição de Chow (escrita aprox. em 1100 a.C.) continha o catálogo de servidores civis do Imperador e descrevia poderes, atribuições e responsabilidades do primeiro ministro. Mencius (500 a.C.) normas de operação e especialização (hereditariedade). A Arte da Guerra de Sun Tzu (500 a.C). Tratado de guerra, bom para militares e administradores, pois tratava de planejamento edireção. Seleção científica de trabalhadores por exames (120 a.C.). Confúcio (552-479 a.C.) deixou ensinamentos morais e um sistema de mérito
para os cargos governamentais. Na dinastia Han (206 a.C – 220 d.C.) os exames de mérito tiveram início baseados nos conselhos de Confúcio.
A Grécia desenvolveu o Governo democrático e originou o método científico. Princípio “a produção máxima se obtém por...
tracking img