Teorias da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias da Administração
As teorias da administração podem ser dividas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do trabalho da administração.
1903 – Administração científica
1909 – Teoria da burocracia -
1916 – Teoria clássica da administração
1032 – Teoria das relações humanas
1947 – Teoriaestruturalista
1951 – Teoria dos sistemas
1954 – Teoria neoclássica da administração
1957 – Teoria comportamental
1962 – Teoria Desenvolvimento organizacional
1972 – Teoria da contingência
1990 – Novas abordagens
Teorias administrativas, suas ênfases e seus principais enfoques:
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, apreocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria dacontingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia – provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA (Teoria Geral da Administração). Motivação no Contexto Organizacional.
Organizações
A sociedade moderna é uma sociedade de organizações. As organizações são sistemas extremamente complexos, elas revelam-se compostas deatividades humanas em diversos níveis de análise. Personalidades, pequenos grupos, intergrupos, normas, valores, atitudes, tudo isso existe sob um padrão complexo e multidimensional.
As organizações operam em diferentes ambientes, sofrendo as mais variadas coações e contingências, que se modificam no tempo e no espaço e reagem a elas de estratégias para alcançar resultados diferentes. Tudo issofaz com que as organizações apresentam uma incrível diversidade, criando sua própria cultura ou clima, om seus próprios tabus, costumes e crenças.
As transformações que vêm ocorrendo no mundo exigem também que as organizações modificam de maneira profunda a sua forma de conceber e entender o papel desempenhado pelas pessoas. No cerne da questão está a premissa de que a motivação tem relaçãodireta com o desempenho e, portanto, constitui-se num fator fundamental para ganhos de produtividade.
O trabalho, essencialmente, é uma ação própria do homem mediante a qual transforma e melhora os bens da natureza, o primeiro fundamento do valor do trabalho é o próprio homem, seu sujeito, o trabalho está em função do homem e não o homem em função do trabalho. O valor do trabalho não reside nofato de que se façam coisas, mas de que são coisas feitas pelo homem.
As organizações como arenas do exercício do trabalho humano, cedem a esse homem os instrumentos de realização. O ambiente organizacional precisa estar preparado para estimular a criatividade e a superação de obstáculos para o crescimento de seus colaboradores. E líderes.
Uma autêntica liderança deve possibilitar ao líder acapacidade de nos diversos campos da atividade organizacional: 1) desenhar estratégias que permitam atingir os objetivos por parte de todos os que participam da organização; 2) desenvolver as capacidades operacionais dos colaboradores que atuam na organização de modo que se obtenha uma competência específica e uma capacidade de bom desempenho de atividades determinadas, o que constitui o objeto daorganização; 3) configurar uma missão capaz de mover as pessoas pelo sentido e pelo valor que reconhecem na sua contribuição à tarefa coletiva que realiza a organização.A motivação no trabalho é uma ordem individual, por isso a dificuldade de motivar as pessoas de uma organização como um todo.
Para um colaborador se motivar, primeiro ele tem que gostar da organização onde atua, a relação com...
tracking img