Teorias da administração

Páginas: 26 (6429 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2010
A Visão Sistêmica

Um sistema é uma coleção de partes inter-relacionadas que funcionam juntas para alcançar um propósito comum, e um subsistema é um componente menor de um sistema maior.

As organizações podem ser vistas como sistemas abertos que interagem com seus ambientes num processo contínuo de transformar recursos que entram em produtos que saem (bens acabados e/ou serviços).

Oambiente externo é um elemento crítico na visão de sistemas abertos da organização. É uma fonte tanto de recursos quanto de feedback dos clientes, e pode ter um impacto expressivo nas operações e nos resultados.

O feedback vindo do ambiente diz à organização se ela está atendendo bem às necessidades dos clientes e da sociedade em geral.
Sem o desejo do cliente de usar os produtos da organização,fica difícil operar e se manter no negócio por muito tempo. Portanto, nesta visão de sistema aberto das organizações, o cliente reina verdadeiramente supremo.

[pic]

A figura acima representa a organização como um sistema aberto, transformando recursos que entram em produtos que saem.
Obs.: um departamento pode ser visualizado como um sistema, composto de vários subsistemas (seções ou setores)e integrado em um supersistema (a empresa), como também pode ser visualizado como um subsistema composto por outros subsistemas (seções ou setores), pertencendo a um sistema (empresa) que está integrado em um supersistema (mercado ou a comunidade).

Abordagem Sistêmica

1. ABORDAGEM SISTÊMICA

Conceito de Sistema: "Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partesinter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes."

Durante o ano de 1960, pesquisadores começaram a analisar as organizações a partir de uma perspectiva de sistemas.

A abordagem sistêmica define um sistema como um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes arrumadas de uma maneira que produz um todo unificado.

Sociedades são sistemas, assim como automóveis, animais e corposhumanos.
Um automóvel é um sistema, na medida em que é composto de várias partes - chassis, roda, carroceria, pneumáticos, motor, etc. ­ que se inter-relacionam, interatuam e interdependem.
Para que compreendamos essa interatuação e interdependência, basta que nos apercebamos do que acontece quando uma das partes - que é um subsistema - não corresponde à expectativa prevista: basta que osubsistema motor não funcione para que o sistema automóvel como um todo também deixe de funcionar.

Se considerarmos o homem como um sistema formado de vários subsistemas - sangüíneo, respiratório, digestivo, etc. - veremos que a inter-relação, interatuação e interdependência são tão acentuadas, que uma lesão em um deles, conforme sua gravidade, poderá aniquilar o sistema como um todo, provocando suamorte.

A perspectiva de sistemas, por ex., vem sendo usada por fisiologistas para explicar como os animais mantêm um estado de equilíbrio através da tomada de entradas e da geração de saídas.

Os dois tipos básicos de sistemas são o aberto e o fechado.
Sistemas fechados não são influenciados pelo ambiente e nem interagem com ele.

A visão mecânica das pessoas e organizações de Taylor eraessencialmente uma perspectiva de sistema fechado.

Kenneth Boulding agrupa e hierarquiza os sistemas segundo a complexidade de que se revestem. Ele sugeriu oito níveis:

1 ° nível - Sistemas Estáticos Simples: compõem~se de estruturas.
Exs.: padrão dos átomos em uma forma molecular (todas as substâncias são formadas de átomos, que se podem agrupar, formando moléculas); mapas da terra; mapas dosistema solar.

2° nível - Sistemas Dinâmicos Simples: mecanismo de relógio;

3° nível - Sistemas Cibernéticos Simples: termostato. Este dispositivo implica a comunicação e integração de informação, permitindo ao sistema regular-se e manter determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecidos.
(Cibernética - ciência que estuda as comunicações e o sistema de controle não só nos organismos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!