Teorias da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Geral da Administração nos permite estudar como ela surgiu e por que ela surgiu, é o campo dos conhecimentos humanos que procura estudar a administração de modo geral,não se preocupando onde ela vai ser aplicada, se em organizações lucrativas ou não lucrativas, ela é o estudo da administração das organizações.
A Teoria Geral da Administraçãosurgiu no momento em que as organizações atingiram certo grau de complexidade, no inicio do século XX, essa teoria oferece aos dirigentes das organizações modelos e estratégiasadequadas para a solução de problemas. A TGA atravessou várias fases diferentes, cada fase enfatiza um momento importante da administração, chamado variável da administração.
Todasas teorias administrativas são válidas, embora cada uma valorize uma ou alguma das cinco variáveis da TGA.
Cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais maisrelevantes de sua época, mas todas ainda são aplicadas às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição uma série de alternativas adequadaspara cada situação que irá se deparar no dia a dia da organização.
As cinco variáveis básicas da TGA são: Tarefas, Estruturas, Pessoas, Tecnologia e Ambiente, constituem osprincipais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas.
Cada comportamento é sistêmico e complexo, cada um influi e é influenciado pelos outros. O comportamentode seu conjunto é diferente da soma dos comportamentos de cada componente separado.
A adequação e integração dessas cinco variáveis constituem o desafio da administração.
Notrabalho vamos poder ver e aprender desde os primórdios da administração até os tempos atuais e necessidades de mudanças que tiveram que ocorrer para acompanhar as evoluções.
tracking img