Teorias da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

1. Teorias da Administração

As teorias da administração são de fundamental importância no processo administrativo porque elas guiam as decisões de administração, dão forma a nossa visão das organizações, nos conscientizam do ambiente empresarial e são uma fonte de novas idéias (MARIAH, 2007).

1.2. Administração Uma Habilidade Humana

Robert L.Katz (apud. STONER, 1999) a administração nada mais é do que a condução nacional das atividades de uma organização.

A administração trata do planejamento da organização, ou seja, da estruturação, da direção e do controle de toas às atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorrem dentro de uma organização (CHIAVENATO, 2000).

A Teoria Geral da Administração é o campo doconhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada. Em seu estudo MEIRELES (2003), classifica três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

Conforme CHIAVENATO (2000) são essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciandodiretamente no direcionamento e na administração das empresas.

A administração é uma habilidade humana pelo fato de que a sociedade gira em torno das organizações, que por sua vez são formadas por pessoas e produzem bens e serviços. As pessoas nascem, vivem e morrem dentro de uma organização e a sua gestão é indispensável para a sua existência e sobrevivência e da vida em comunidade. Por essemotivo a administração tornou-se uma das mais importantes áreas de atividade humana (CHIAVENATO, 2000).

1.2.1. Habilidade Técnica

A habilidade técnica consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas especificas, por meio de experiências e educação, muito importante para o nível operacional (CHIAVENATO, 2000).

Essashabilidades estão ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional, logo são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.

1.2.2. Habilidade Humana

Conforme CHIAVENATO (2000) consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes emotivações e liderar grupo de pessoas. É uma habilidade necessária para um bom relacionamento.

Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como lideres (MEIRELES, 2003).

1.2.3. Habilidade Conceitual

Segundo CHIAVENATO (2000) a habilidade conceitual consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização comum todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.

1.3. Acontecimentos Sociais que Ocasionaram o Surgimento das Teorias da Administração

Segundo CHIAVENATO (2003) dentre osprincipais fatos que caracterizam os primórdios da administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, ocasionando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.

As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesãos atuando em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessaépoca a sociedade era diferente dos dias atuais.

A administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter científico. Grandes filósofos da idade antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de...
tracking img