Teorias da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem a finalidade de responder as questões requeridas na produção textual do semestre, em Fundamentos em Administração I, quais sejam: Evolução da Teoria da Administração; Teorias do trabalhador; Concepção de homem na idade moderna; Níveis de linguagem; Pesquisa com um administrador gestor e um trabalhador que não seja da área de gestão, análise e conclusão dapesquisa; os resultados possibilitarão refletir sobre os temas, sendo de grande importância para as atividades acadêmicas, pessoais e profissionais, aprofundando os conhecimentos relacionados à profissão do administrador, seja nos aspectos teóricos, seja nas questões práticas sobre as habilidades e competências do administrador.

Compreender a importância da descrição e definição dos objetivose funções de cada uma das unidades empresariais;
Entender os procedimentos de elaboração, emissão e divulgação das normas, regulamentação e manuais necessários;
Conhecer o processo de análise das alternativas de ação para promover a maturidade organizacional
Identificar todos os sistemas que ocorrem na empresa, definindo de forma objetiva as entradas, as operações e as saídas, que devemestar sempre em sintonia com os objetivos preestabelecidos.
Promover conhecimento dos conceitos de Teoria da Administração, motivando o aluno a estabelecer correlação entre as teorias das organizações e o seu impacto na sociedade e a aplicação desses conceitos de forma adequada

O ADMINISTRADOR E SUAS HABILIDADES

Sabe-se que a história da Administração teve seu principio por volta do ano5.000 a. C, na Suméria. Depois no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado. Em seguida a China no ano de 500 a.C, adotou um sistema organizado de governo para o império, através da Constituição de Chow, onde continha oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio. Houve ainda as instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Asautoridades católicas, já na Idade Média, destacando-se como grandes gerenciadores. A Alemanha e a Áustria, de 1550 a 1700, através do aparecimento de um grupo de professores e administradores públicos. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado e preconizavam uma administração metódica, principalmente na esfera pública (GOMES, 2005).
O que pode-seperceber é que a necessidade de organização veio se formando ao longo dos anos e com isso criou-se a profissão conhecida por administração.
A função do Administrador não é somente gerenciar determinada área de uma empresa ou uma organização, mas, também, colabora para o desenvolvimento da sociedade, pois a sua função política e social dentro da empresa o torna um dos profissionais mais exigidos pelomercado de trabalho.
As funções básicas de um Administrador segundo Caravantes, Panno e Kloeckne (2005); Andrade e Amboni (2007) incluem:
• PLANEJAR: É o ato de planejar é traçar metas para futuro próximo;
• ORGANIZAR: É o primeiro passo para o inicio do plano, através da organização serão distribuídas as tarefas, seu agrupamento e alocação dos recursos.
• DIRIGIR: é criar uma cultura evalores compartilhados, comunicando o objetivo a todos os colaboradores em todos os níveis da organização. Envolve os princípios de liderança e de direção utilizados pelos gestores para motivar as pessoas a atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão
• CONTROLAR: controlar incide em monitorar, regular, verificar, se todo o planejamento e método de organização estão dentro dopadrão constituído. O produto principal da função controle é a informação.
Já as Habilidades Administrativas necessárias nos vários níveis da organização são:
HABILIDADE TÉCNICA: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização. Esta habilidade é obtida através da instrução e ou experiência.
HABILIDADE HUMANA: é a capacidade de trabalhar com outras...
tracking img