Teorias da administração

Páginas: 8 (1788 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
[pic]

danyelle cristine frança freitas
HARIANE PEREIRA DA SILVA
JÉSSICA MIRANDA SILVA
SHEILA APARECIDA BERALDO FONSECA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERNCIAL TEORICO 4
3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 6
4 PROBLEMA IDENTIFICADO E SOLUÇÃO 9
5 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado encontrasse em um crescimento contínuo da concorrência, datecnologia e público alvo cada vez mais exigente, torna-se necessário para a sobrevivência de toda organização a sua interação.

A globalização da economia demonstra grandes modificações no mercado mundial e o foco da visão sistêmica é procurar conhecer a organização em sua amplitude geral observando o sistema como um todo.

Neste trabalho acadêmico iremos Analisar e Compreender ALogística de Transporte de Carga Rodoviário, com a colaboração da empresa BBM Serviços e Transportes Ltda, filial de Caetanópolis que atualmente trabalha com carga dedicada, prestando serviços para V&M Florestal.

 

REFERNCIAL TEORICO

Considerando a organização como um sistema se torna necessário analisar o ambiente e suas forças que exercem influência sobre o seu funcionamento.É preciso conhecer a dinâmica dos sistemas e da interação entre as forças atuantes na organização que fazem com que suas ações sejam mais efetivas não só no curto prazo, mas no médio e longo prazo.

A principal característica da visão sistêmica é estudar as partes levando em consideração o seu papel na estrutura do todo. Isso implica no conceito de que o todo, resultante da junção daspartes, é muito maior do que simplesmente a soma destas. A visão sistêmica significa contextualizar as partes para entender o funcionamento do todo.

Abaixo conceitos sob fundamentação teórica de autores contemporâneos e especialistas no assunto. 

Para MAXIMIANO (1995) sistema é um conjunto de elementos ou componentes interdependentes que interagem, produzem um ou mais resultados e écercado por um ambiente do qual se originam os recursos que produzem tais metas.
Portanto, sistema é a reunião das partes interligadas para realizar conjuntos de finalidades e processos com o propósito de atender a um objetivo central. Pensar em sistemas é uma maneira completa de corrigir metas e planejar o sucesso.

Para CHIAVENATO (1999) a organização é uma unidade socialintencionalmente construída e reconstruída, a fim de atingir objetivos específicos. Isto significa que a organização é propositada e planejadamente construída e elaborada para atingir determinadas metas e são reconstruídas e redefinidas na medida em que elas são atingidas ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-las com menor custo e menor esforço. 
 
De acordo com STONER (1999) aorganização é a união de pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar objetivos, sendo liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar e controlar. 
 
 Segundo MAXIMIANO (1995) qualquer sistema se organiza em três partes: entradas, processo e saída. As entradas compreendem os elementos ou recursos físicos e abstratos de que o sistema é feito, incluindo todasas influências recebidas do meio ambiente. Os processos interligam os componentes e transformam os elementos de entrada em resultados. Cada tipo de sistema tem um processo ou dinâmica própria. O que define o sistema é o processo, a natureza das relações entre as partes, e não apenas as partes, similares em todos eles. As saídas são os resultados que o sistema pretende atingir ou efetivamenteatinge. O feedback é elemento importante onde as saídas retornam ao sistema por um ciclo de realimentação.
 
  O exercício da visão sistêmica permite abrir os canais para as decisões a fim de resolver problemas de natureza complexa que, anteriormente, não existia dentro de uma determinada organização ou sistema. Um dos grandes desafios das empresas é conseguir pensar em seus negócios de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Administraçao
  • teoria de administração
  • Teorias da administração
  • Teoria da administração
  • Teoria da administração
  • Teorias da administração
  • Teorias de administração
  • Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!