Teorias da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 

• ALUNO 1 / RA 000000
• ALUNO 2 / RA 000000
• ALUNO 3 / RA 000000
• ALUNO 4 / RA 000000
ALUNO 5 / RA 000000

 

TRABALHO DO DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

[pic]MANAUS
2010 

EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

[pic]MANAUS
2010 
[pic] 

TRABALHO DO DESAFIO DE APRENDIZAGEM DASTEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 

APROVADO EM: ___/___/___.
NOTA:___________________

BANCA EXAMINADORA

_____________________________

Prof.

_____________________________

Prof.

_____________________________

Prof.

[pic]MANAUS
2010 

SUMÁRIO 
 

RESUMO 6
INTRODUÇÃO7
DESENVOLVIMENTO 8
1. ACONTECIMENTOS PARA O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 8
2. HISTORIA DA RIQUEZA DO HOMEM
3. TAYLOR & FAYOL PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO 94. HUMANISTICA, NEOCLASSICA 11
5. TEORIA ESTRUTURALISTICA 12
6. CONFRONTO 12

CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

RESUMO 

Trabalhosobre a introdução à teoria da Geral da Administração. Analisasse os dados sobre a administração ser uma habilidade humana e sobre os acontecimentos que ocasionaram o surgimento da teoria da administração, analisasse também os acontecimentos históricos, falando um pouco do que Leo Huberman quis dizer com a historia da riqueza do homem, sem deixar de mencionar as principais contribuições dosprecursores da administração, Taylor e Fayol, e para finalizar abordamos a respeito das razoes que fizeram surgi as abordagens humanísticas, neoclássica, estruturalista, fechando com um confronto entre o conteúdo do PLT e conteúdo por nos defendidos.
Palavras Chaves: evolução, teorias,

INTRODUÇÃO

Ao analisar a historia da humanidade, vemos que sempre inventou maneiras melhor aplicar seusesforços com a intenção de ter melhores resultados de suas ações. O desenvolvimento aconteceu quando nós aprendemos a reunir forças, juntar pessoas, idéias e experiências e passamos a trabalhar em conjunto. Foi quando surgiu a organização – o motor do desenvolvimento econômico e social responsável por nossa chegada ao mundo moderno.
Com a organização o homem conseguiu uma forma organizada de trabalhar,criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços.
As organizações operam em ambientes diferentes rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais. E demográficos que integram entre si e se alternam constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forcas caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor. Há um complicado jogo deações e interações que provocam e recebem influencias de todas as partes envolvidas.
As organizações não são autônomas nem auto-suficientes. Elas precisam ser administradas. Uma organização necessita de complexa equipe de pessoas altamente qualificadas – para sua adequada administração
A administração envolve simultaneamente arte, técnica e ciência. Arte porque administrar constitui umaexpertise que requer elegância, beleza, estudo, competência, intuição e muita sensibilidade. Técnica porque requer o uso de ferramentas concretas e conceituais e abstrações. Administração é resultado!
Sem ela as organizações viveriam ao acaso e jamais encontrariam seu rumo. Administração e organização andam de mãos dadas; uma não existe sem a outra. Conforme (Chiavenato. {2006, p.01 á 34})....
tracking img