Teorias da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CRISTIANO LUIS PINTELA RA 3304508514
cristianopiantela@hotmail.com
EDNA JOAQUINA RODRIGUES RA 3318514742
ena80rodrigues@hotmail.com
ELISANGELA CRISTINA DA SILVA RA 3304509334
eli_bts@hotmail.com
SIMONE MIAMOTO RAMOS RA 3326041734
miamoto@com4.com.br
THAIS MARTINS DE SOUZA RA 3326041718
thaisinha_crazylife@hotmail.com

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TGA

PROFESSOR EAD. MA.MONICA F. SATOLANI
PROFESSOR PRESENCIAL: RICARDO LEÃO DE MORAES
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

RIBEIRÃO PRETO/SP
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 4
ABORDAGENS HUMANÍSTICAS, NEOCLÁSSICA, E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO.................................................................................................9CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

A conceituação do pensamento administrativo se dá por meio da organização particular, utilizando-se de uma forma peculiar de estudo. As organizações desses pensamentos são formadas para serem analisadas com base na Teoria Geral da Administração. Levando em consideração este pensamento daterias, pode-se ressaltar que são agrupadas em Escolas. Tornando assim mais compreensivo o estudo das organizações, com atuam, o porquê e quais os seus objetivos e não menos importante que a faz, ou seja, as pessoas que a constitui.
Portanto com a revisão do funcionamento das empresas e das habilidades humanas em administrar, será conceituado o objetivo dos estudos fundamentais paraintrodução da Teoria geral da Administração citando as características de cada uma, tendo como principal base a Teoria Científica proposta por Taylor na Era Industrial que enfatizou os problemas causados por fadiga dos trabalhadores recém contratados e sem especialização, no qual visava os recursos em relação ao tamanho organizacional e perpetuidade. Seguidas de teorias posteriores, conhecidas comoprincipais alicerces para seu fundamento em relação à organização. Sendo estas as teorias: Clássica, Neoclássica, Humanística, Burocrática e Estruturalista com objetivos semelhantes de solucionar problemas, porém com visão diferente que possibilitou uma flexibilidade maior da Administração com o decorrer do tempo e da ênfase proposta por cada pensamento, o tema tornou-se importante devido ao fatonecessário que as organizações tinham em ser entendidas e compreendidas e conseqüentemente para construção do pensamento administrativo atual, sendo imposto pelos profissionais ecléticos, abertos e adaptáveis.
A partir desta análise e estudo pode-se dizer que foi privilegiada e enfatizada uma variável para cada uma das Teorias Administrativas. Sendo cada uma delas focadas a situaçõesdecorrentes que provocaram determinantes pensamentos e atitudes para se alcançar os resultados desejados por tais organizações.

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO E ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Antecedentes históricos e o surgimento das Teorias da Administração

Trata-se de uma historia recente, com desenvolvimento lento e que teve inicioapenas em meados do século XX. A historia da Administração foi influenciado por muitas correntes, a saber:
1. Influência dos Filósofos
Esta data desde os tempos da antiguidade e teve suas primeiras definições a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e docontrole surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época.
Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna.
2. Influência da Igreja Católica
Durante muitos séculos as normas administrativas e a organizações publica ficou a cargo da Igreja Católica, e não dos Estados (Roma,...
tracking img