Teorias comportamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos Organizacionais Contemporâneos
Atividade de Roteiro de Estudo
1. A burocracia apresenta as seguintes características: divisão do trabalho(especialização), hierarquia de autoridade(cadeia decomando), racionalidade(seleção por potencial), regras e padrões (disciplina nas decisões),compromisso profissional,registros escritos(registros para a continuidade organizacional) e impessoalidade.2. Hierarquização das atividades acarreta em certa confusão no momento de recorrer a um superior, excesso de etapas no processo, desfoco nos resultados e a impessoalidade que gera a despersonalizaçãodos relacionamentos.
3. A escola das relações humanas trouxe para a teoria administrativa o ideal do indivíduo deixar de ser visto como uma peça da máquina e passa a ser considerado como um todo,isto é um ser humano, com os seus objetivos e inserção social própria.
4. A experiência de Hawthorne tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente detrabalho com a eficiência dos operários, com os primeiros resultados, a pesquisa logo se estendeu ao estudo das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários.
5. O efeito Hawthorne équando se tem melhoria do desempenho mais por fatores psicológicos, mais pela atenção que gera um sentimento de importância nos indivíduos do que por fatores externos específicos como salário,iluminação (no caso do experimento de Hawthorne) etc.
6. A Teoria Comportamental tem como tema fundamental a motivação humana.
7. A motivação humana para Maslow se da em diversas etapas. Ele estruturou amotivação como sendo uma pirâmide de hierarquização das necessidades, em que a busca pela satisfação de cada etapa é o que motiva o individuo. A pirâmide se divide em necessidades primárias: necessidadesfisiológicas e de segurança. E secundárias: necessidades sociais, de estima e no topo, a auto-realização.
8. Para Herzberg para ter uma motivação contínua no trabalho deve haver uma integração...
tracking img