Teorias behaviorista, inatismo e interaacionalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autora: Eva Veras de Oliveira.

Resenha:A aquisição da linguagem e o desenvolvimento infantil relacionados as correntes do Behaviorismo,Inatismo e Interacionismo.

- Referência: MOREIRA, M. A.Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 19 99.
- Referencia :

Behaviorismo
O Behaviorismo surgiu com umaproposta à Psicologia, a de ter como o objeto de estudo o comportamento.   Behaviorismo é uma palavra de origem inglesa, que se refere ao estudo do comportamento :”Behavior”, em inglês ,que focaliza aanálise dos mecanismos que ativam um comportamento humano. A teoria behaviorista durou principalmente nos anos 50, no domínio da psicologia como no domínio da linguística. Tendo como precursor Watsonque é considerado o pai do Behaviorismo.
No âmbito da linguística,o behaviorismo é uma doutrina apoiada na proposta teórica de L.Bloomfield e depois por B.F.Skinner, que busca explicar os fenômenosda comunicação linguística e da significação na língua em termos de estímulos observáveis e respostas produzidas pelos falantes em situações especifica.
Os representantes da teoria behavioristapara a aquisição da linguagem postulam que a aprendizagem é obtida através de condicionamentos.
Skinner argumentava que a aquisição da linguagem é obtida por meio da experiência,afirmava que acriança desenvolve o conhecimento linguístico por meio da associações de estimulo e de reforço,Skinner qualifica o comportamento verbal como o comportamento reforçado pela mediação de outra pessoa.De acordo com o ponto de vista behaviorista,espera-se que a criança adquira um comportamento verbal por meio da observação, da imitação de adultos, das outras crianças e por meio de dadosexternos.

O Behaviorismo no processo de aquisição da linguagem considera somente os fatos observáveis da língua,o...
tracking img