Teorias administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A administração se tornou uma das mais importantes áreas da atividade humana. Sua tarefa básica é conseguir fazer as coisas por meio de pessoas e de forma eficiente e eficaz. AsTeorias Administrativas foram um marco importante para a evolução, desenvolvimento e crescimento industrial e humano. Foi a partir do momento em que as organizações passaram a atingir um maior grau decomplexidade e expandiram que a sua administração começou a apresentar dificuldades e desafios a seus dirigentes.
Nesse momento surgiu a necessidade de uma teoria da administração. Essa teoria deveriaoferecer aos dirigentes das organizações os e estratégias que fossem adequados para a solução de seus problemas empresariais.
Ao longo dos anos foram criadas varias teorias administrativas, cada umacom um enfoque diferente como resposta aos problemas organizacionais relevantes de sua época, embora cada qual valorize uma ou algumas das cinco variáveis básicas: tarefa, estrutura, pessoas,tecnologia e ambiente.
Elas constituem os principais componentes no estudo da administração das organizações e empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, já que cada um influenciae é influenciado pelo outro.















DESENVOLVIMENTO

Destas necessidades surgiram os modelos clássicos de administração e princípios organizacionais. Cada uma das diferentesdessas teorias foi criada possuindo uma nova abordagem. Essas teorias são os conhecimentos organizados e produzidos pelas experiências prática das organizações.
A primeira teoria, foi chamada deTeoria Clássica que na verdade consistia em um conjunto de estudos que se caracterizaram por serem inovadores para a época, já que as sociedades começavam a se industrializarem. Porém a Teoria Clássicagerou descrédito nos países desenvolvimento, pois os trabalhos nas organizações tornaram de maneira mecanicista, sem importar com o homem nas empresas.
Posteriormente, houve a necessidade de se...
tracking img