Teorias administrativas taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias administrativas:
Ao analisar de forma mais profunda, entenderemos que o pensamento de Fayol e Taylor interligam-se formalmente, Taylor pensava no modo de produção, para ele o funcionárioteria que ser mais eficiente, já Fayol se importava mais com as formas administrativas, enfatizando um processo não tão simples perante uma empresa : “ Planejar, organizar, dirigir e controlar”.
Em cadaprocesso feito, foi gerada uma teoria, com enfoque nestas, a teoria Humanística ou teoria das relações humanas, já é contraditórias as teorias clássicas, nela os conceitos abordados são os quedefendem sociologia e psicologia, visa mais o lado ser humano focando suas necessidades dentro de uma empresa, representando uma vigorosa renovação e novas iniciativas ao conceitos já adotados emAdministração.

Já a teoria Neoclássica, conhecida como escola do conhecimento administrativo , focaliza o Know-How nos processos administrativos, sempre enfatizando os seguintes aspectos : “Reafirmação dospostulados clássicos( empenho na conduta da ciência do campo administrativos); Foco nos objetivos e resultados; Ecletismo nos conceitos; Departamentalização (hierarquia ). Comparando estas e outrasteorias, uma que mais nos chama atenção é a Teoria Estruturalista, que focaliza o homem organizacional, o ambiente externo da empresa, esta mesma inspira-se na interpelação de Max Weber. Como o próprionome já nos diz “ estrutura é a união de um ou mais elementos” , o conjunto correlação das partes , a adição de todas é o aspecto do estruturalismo.
O homem organizacional possui algumascaracterísticas em sua personalidade que são extremamente importante perante a esta teoria, á flexibilidade em desenvolver diversos papéis ao mesmo tempo dentro de uma empresa, á indulgência ao insucesso para quenão ocorra a falência emocional entre suas necessidades organizacionais e individuais , a disposição para prorrogar a merecida retribuição significativa e se desdobrar para poder se disponibilizar...
tracking img