Teoria

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 19 de março de 2015
Arquiteto: Álvaro Siza Vieira.
Aluna: Juliana Guedes

Projeto: Edifício sobre a água
Local: China, primeira obra do arquiteto construida na China.
Área Construída: 11.000 m²
É uma fábrica, uma dasmaiores produtos de cloreto de amônio e bicarbonato de sódio, tem uma área de dois quilômetros quadrados, e tem grande avanço tecnológia da produção.
O Lago onde o edifício foi projetado tem autilidade de reservatório de água com 100.000 m², o edificio foi projetado em harmonia com a água, pois é o elemento mais importante no processo de produção de vidro.
O modo em que o edificio foiconstruído(sob a água) foi o processo totalmente inovativo para Álvaro Siza e também a sua forma curva que é diferente de todos os outros projetos do Arquiteto.
A obra é como se projetasse um dragão, pousadoelegantemente sobre a água, e a forma das suas curvas sobre a água parece está em movimento com diferentes espaços, pavimentos e volumes.
O edifício se integra bem ao espaço e tem relação com o exteriorinclusive iluminação natural.
COLOCAR FONTE



Perguntas:
1. De acordo com os métodos apresentados por Maufuz , qual(ou quais) os métodos podem ser identificados na obra do arquiteto objeto de estudo?Inovativo, tipológico(talvez) COLOCAR A DEFINIÇÃO

2. Ele faz uso de analogias? Quais?

Sim, dentro do método inovativo contém o uso da analogia negativa e dentro do tipológico contém analogiaahistorica.


3. Como se explica essas analogias?

Analogia negativa: pelo fato do edificio projetar a forma de um dragão pousado sobre as águas, só que quando o edifício é visto na altura do olhar do serhumano, quando se é visitado sem ter conhecimento em relação ao que foi pensado pelo arquiteto a forma do dragão elegantemente deitado não é perceptível, pode ser perceptível a analogia criada peloArquiteto se o edifício for visto de cima, e o uso da água onde o edificio foi projetado usado com função de reservatório e também por a água ser um elemento principal na produção do vidro então por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA
  • teorias
  • teoria
  • teorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!