teoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nos capítulos deste trabalho, vamos mostrar como se deu as origens, as criticas e até o desenvolvimento, tanto da Teoria das Relações humanas como também da Teoria da burocracia.
A teoria das Relações humanas criada por Elton Mayo nos mostra a importância do trabalho em grupo, e de focar sempre na pessoa (empregado ou subordinado), fazer sempre relação com o bem estar dostrabalhadores, por assim vai haver mais produtividade e mais empenho para com suas obrigações para com a empresa em que trabalha.
Na visão de Max Webber, que foi quem criou a Teoria da Burocracia, visando melhorar as estratégias e a organização dentro da empresa, esta abordagem era extremamente formal, já que toda a comunicação interna se dava por escrito, formalizada. Outra visão dessa teoria eraque o trabalho deveria ser sempre divido em hierarquias.













CAP. 1
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
1- ORIGEM
A Teoria das Relações Humanas ou Escola das Relações Humanas como também era conhecida, teve inicio entre os meados da década de 20 e inicio dos anos 30 com a Grande Depressão, que se fortaleceu basicamente com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque no ano de 1929.Com isso vários estudiosos basicamente filósofos e sociólogos, tiveram a oportunidade de implantar outro modo de Administrar, que fosse a correção da Teoria Clássica da Administração, proporcionando o bem estar dos operários, e que as organizações deixassem de ver seus empregados como “homo economicus” para “homo social”.
Georges Elton Mayo era australiano nasceu no dia 26 de Dezembro de 1880,em Adelaide, falecido no dia 7 de Setembro de 1949, em Guildford – Reino Unido e foi um sociólogo respeitado em sua época. Ele foi o principal autor da Teoria das Relações Humanas, que o próprio coordenou a Experiência de Hawthorne realizada entre 1927 e 1932, em Chicago – EUA, em uma fabrica chamado Western Eletric Company, onde Mayo queria estudar o comportamento, satisfação dos operários naOrganização. A Teoria das Relações Humanas foi a primeira a ser comprovada cientificamente.

2- OS FUNDAMENTOS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
De acordo essa teoria, as empresas avaliavam através do perfil do funcionário se ele tinha capacidade de exercer a função, ou seja, o operário teria que ser bom no que fazia. À empresa exigia um nível de produção no qual dependia do ser humano, e do seuambiente de trabalho, só assim o funcionário trabalhava mais e a sua produtividade era maior.
2-1 GRUPOS INFORMAIS
Na teoria clássica da administração o funcionário era considerado como uma peça chave em grupos formais, dessa forma a Experiência de Hawthorne vem mostrar que os operários não agem isoladamente, suas atividades são determinadas pelos valores, normas dos grupos a que pertencem. Osgrupos informais satisfazem necessidades de apoio ligado ao ser humano, no interior destes grupos existem regras que os indivíduos assimilam. Porém, esses grupos estão muitas vezes em oposição à organização, o que cria conflitos, por isso, o gestor tem de conhecer bem esses grupos informais.
À teoria das relações humanas contrapõe o comportamento social dos trabalhadores à concepção de Taylor,que considera que o desempenho das tarefas era motivado apenas pelos estímulos salariais, conceito de homem econômico. Mayo considera que os operários são personalidades complexas e diferenciadas.

3- COMPARAÇÕES DA TEORIA CLASSICA COM À DAS RELAÇÕES HUMANAS
Teoria das Relações Humanas 

É inspirada na psicologia;
A organização deve ser tratada como um grupo de pessoas;
Deve-se enfatizar ogrupo;
O poder está separado por diferentes órgãos;
 O empregado tem alguma autonomia;
 Deve haver confiança nas pessoas e abertura;
 Prioridade na relação entre as pessoas;
 Dinâmica do grupo e interpessoal.

Teoria Clássica 

 É inspirada em sistemas da engenharia;
 A organização é tratada como uma máquina;
 Enfatiza as tarefas feitas e a tecnologia que possui;
 O poder está...
tracking img