Teoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE I: TEORIA HIPODÉRMICA, MODELO DE LASSWELL, TEORIA DOS EFEITOS LIMITADOS, TEORIA DA PERSUASÃO (MÊS DE AGOSTO DE 2012)

TEXTO I TEORIA DA COMUNICAÇÃO

TEMA: AS TEORIAS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX (RECORTE FUNCIONAL)

==============================================================

INTRODUÇÃO

As Teorias da Comunicação são uma série de estudos sobre a Comunicação Social, podendoenglobar filosofia, sociologia e psicologia, a depender do tipo de abordagem e da área a ser estudada. Essas teorias estudam o desenvolvimento e a aplicação da Comunicação Social em todos os seus aspectos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Tais estudos começaram a se desenvolver a partir do início do uso da Comunicação de Massa pelas políticas totalitárias da Europa no períodoentreguerras. A primeira das teorias comunicacionais é a Teoria Hipodérmica, que tratava toda a massa de indivíduos de forma idêntica, supondo que a informação atingisse a todos da mesma maneira e sem resistência, surgiu neste período.
Após a Teoria Hipodérmica surgiu o Modelo de Lasswell. Apesar de baseado na Teoria Hipodérmica, este modelo, criado pelo cientista político Harold Lasswell, apontava asfalhas da mesma e foi um dos responsáveis pela sua defasagem. O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. A partir da obtenção das respostas para tais perguntas, a mensagem era caracterizada como clara e completa.
Logo após surge a Teoria da Persuasão que, diferentemente daHipodérmica, é baseada em aspectos psicológicos, e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Portanto essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sócio-cultural epolítico, e com as quais ele esteja de acordo.
Sucessivamente surge a Teoria Empírica de Campo (ou Teoria de Efeitos Limitados) que, embora baseada na Teoria da Persuasão, fundamenta-se em aspectos sociológicos, e deduz que a mídia tem influência limitada na sociedade por ser apenas um instrumento de persuasão, pois a mídia é apenas parte da vida social. A Teoria Empírica de Campo entende que a mídiaexerce influência social limitada assim como qualquer outra força social (igreja, política, escola, etc.), ou seja, a mensagem midiática passa por diversos filtros individuais de caráter social do indivíduo antes de ser absorvida pelo mesmo. Derivando daí a intensidade do efeito da mensagem no indivíduo, a Teoria Empírica de Campo conclui que os filtros individuais são de caráter sociológico e nãopsicológico, como da Teoria da Persuasão.
1. – Primeiro Recorte

Uma primeira abordagem teórica da comunicação é encontrada no paradigma clássico. Estamos chamando de teorias clássicas aos primeiros estudos da comunicação desenvolvidos nos EUA (a escola funcionalista ou mass communication research), na primeira metade do século XX, marcados por uma concepção transmissiva da comunicação(paradigma informacional) e que dizem respeito à intervenção funcional dos indivíduos no processo comunicativo. De acordo com sua posição no processo, eles são definidos como emissores (função de produzir, codificar, emitir) ou receptores (função de receber, decodificar, consumir). A famosa fórmula de Lasswell (“quem diz, o quê diz, por qual canal, para quem, com qual efeito) dividiu os elementos doprocesso comunicativo em áreas de estudo específicas e autônomas. Dentro deste esquema, emissor e receptor foram vistos e tratados separadamente e não na perspectiva relacional.



Emissor é aquele que emite. Situado na instância da produção é ele quem detém a iniciativa, o controle e as decisões concernentes à emissão: o que falar, quando, como, a quem – definições estas baseadas em seus...
tracking img