Teoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

Odontologia é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático, que compreende face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo osso, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos.
Na medicina dentária designam-se dentistas os responsáveis pela saúde oral, entende-se a ausência de doenças estomatológicas, bem como a correta função de todo o sistemaestomatognótico e hoje é certo que a saúde bucal, tem sérias implicações na saúde humana.

Dentes

Os dentes são órgãos do corpo humano de consistência dura, natureza calcária e cor branca.
Os dentes estão localizados na boca e fixados nos maxilares.
A principal função dos dentes é realizar a mastigação dos alimentos e são classificados de acordo com a posição e a função.
Os seres humanos possuemna sua primeira dentição 20 dentes de leite, 10 na parte superior e 10 na parte inferior. Após 06 anos, os dentes de leite começam a cair e surge a dentição permanente.










Anatomia dos dentes


Coroa: Parte superior do dente, geralmente a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente, por exemplo, os dentes anteriores, são mais afiados, tem a forma de umcinzel e servem para cortar enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.
Linha de junção dos dentes e da gengiva: Sem a escovação e o uso adequado do fio dental, nesta área podem se formar o tártaro e placa bacteriana, causando gengivite e outros males.
Raiz: Parte do dente que está dentro do osso. A raiz que mantém o dente inserido no osso e constitui mais oumenos dois terços de seu tamanho.
Esmalte: A camada mais externa da superfície do dente, e é o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano, mas pode ser danificado se os dentes na forem higienizados adequadamente.
Dentina: Camada dentária situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que vãodiretamente à polpa do dente.
Polpa: Tecido mole situado no centro do dente, onde se encontram o nervo e os vasos sanguíneos. Quando a cárie atingir essa área, geralmente as pessoas sentem dor.



Os dentes são classificados de acordo com a posição e a função. Desta forma temos:

Incisivos: Dentes situados na parte da frente da boca e que servem para cortar os alimentos.
Caninos: Possuemformato agudo e pontiagudo e servem para rasgar os alimentos.
Pré-molares e molares: Possuem a função de triturar os alimentos e localizam-se no fundo da boca.






Conservação da saúde bucal

Para uma boa conservação dos dentes é necessário uma escovação adequada após as refeições, o uso de fio dental e produtos enxaguatórios também são importantes e deve-se visitar um dentista a cada 6meses, desta forma é possível evitar cáries e outras doenças bucais.
Restrinja a ingestão de açúcar para evitar a cárie.
Use a quantidade suficiente de flúor, seja pela água fluoretada ou como tratamento aplicado pelo dentista para fortalecer o esmalte dos dentes e aumentar a resistência contra as cáries. Outra opção é a ingestão de suplementos de flúor em regiões onde a água potável não édevidamente fluoretada.
Use selante dental, esse material reveste o dente, que assim adquire uma camada a mais de proteção contra cáries. Trata-se de um filme plástico que é aplicado sobre os dentes pelo dentista.
Ensine a criança a escovar e a usar o fio dental regular e corretamente.




Programa Brasil sorridente

O Brasil Sorridente é um programa que engloba diversas ações do Ministérioda Saúde e busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira.
O Ministério da Saúde investirá R$1,3 bilhão na política de Saúde Bucal destinada a população brasileira, e pela primeira vez na história, o governo desenvolve uma política estruturada com o objetivo de ampliar e garantir a assistência odontológica à população.
Cada equipe é formada por um dentista, um auxiliar de...