Teoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FÓRUM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I – PEDAGOGIA – 1o. SEM – 2012/1

Fórum No 1



Título:

Sobre o Behaviorismo, Psicanálise e Gestalt...



Problematização:

Depois de ter lido todos os textos e visto todos os vídeos indicados, responda resumidamente:

1) Quais as idéias centrais do Behaviorismo, Psicanálise e Gestalt?

2) Que aplicações você consegue perceber para a área deEducação?

Também use este espaço para fazer seus comentários a respeito.

Obrigado!

Prof. Carlos Eduardo



TÓPICO DE COMENTÁRIO/GABARITO 1 – Sobre o Behaviorismo, Psicanálise e Gestalt

SOBRE O BEHAVIORISMO... Compare sua resposta com essa abaixo...

Compare sua resposta com a minha e comente lá mesmo, no Fórum onde postou, corrigindo, complementando ou confirmando o queescreveu... Será muito valioso para sua aprendizagem e dos colegas!

O Behaviorismo ou Comportamentalismo postula que a Psicologia enquanto ciência deve se ater apenas aos comportamentos (ações, verbalizações, reações, sentimentos, emoções, pensamentos, crenças, ou seja, toda a atividade de um indivíduo com relação ao seu ambiente) observáveis ou passíveis de relato e aos seus determinantes. Compreendemque o comportamento é uma resposta reflexa ou aprendida decorrente de estímulos ambientais (não de processos profundos e ocultos em uma mente inacessível ao indivíduo, como na psicanálise). Particularmente Skinner, seu representante mais expressivo, promoveu expressiva ampliação do campo teórico, ao explicitar conceitos como Comportamento Operante, Reforço Positivo e Reforço Negativo. Basicamente,por estes conceitos compreendemos que a conseqüência obtida por um organismo devido ao seu comportamento tende a reforçar mais a repetição desse comportamento do que a causa original anterior a ele.
Exemplo de REFORÇO POSITIVO: (consiste na apresentação de um reforçador positivo, ou seja, qualquer recompensa, ganho ou acréscimo de algo que seja considerado bom para o indivíduo, fornecido logoapós este apresentar um comportamento determinado). Se a cada vez que uma criança agir de forma agradável, receber um presente, ela tenderá a repetir essa ação agradável outras vezes, esperando o presente. Ao inverso, se a criança começa a deixar de receber o presente, a freqüência do comportamento tenderá a diminuir, devido à remoção do reforçador que o mantinha.

Exemplo de REFORÇONEGATIVO: (ocorre quando agimos de maneira a retirar ou afastar alguma coisa que não é boa (estímulos aversivos). Este comportamento específico que acaba com o que é ruim é que será reforçado pela resposta do meio ambiente de desaparecer o que era ruim) Numa sala de aula, o comportamento da professora de "dar uma bronca" no aluno quando este se comporta mal, pode ser reforçado negativamente quando oaluno logo fica quieto, ou seja, a professora tenderá sempre a dar bronca para afastar o que lhe incomoda.

Esses e outros conceitos como fuga, punição, modelação, generalização e discriminação, são importantes para a Educação, exatamente porque a aprendizagem depende de todas as relações entre os estímulos ambientais e o indivíduo (contigências) gerando comportamentos desejáveis ou não.SOBRE A PSICANÁLISE... Compare sua resposta com essa abaixo...

Compare sua resposta com a minha e comente lá mesmo, no Fórum onde postou, corrigindo, complementando ou confirmando o que escreveu... Será muito valioso para sua aprendizagem e dos colegas!






Psicanálise é como se conhece a teoria psicodinâmica de Sigmund Freud. Para Freud nossa mente teria algumas “regiões”chamadas Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente, onde estados de nossa personalidade (Id, Ego e Superego) transitariam por deslocamento energético. No inconsciente se localizam conteúdos aos quais não temos acesso, no Pré-consciente aqueles que podemos recordar se quisermos e no Consciente aqueles que estão acessíveis aqui e agora. O Id é a parte impulsiva da nossa personalidade, caracterizada por...
tracking img