Teoria "z"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Secretariado
A Teoria Z (Administração Participativa)Boa vista-RR
2012.1

Acadêmicas: Bárbara Vieira
Lindalva de FreitasLuana de Oliveira
Luzia Camila
Thayná Albuquerque






















3.1 A Teoria Z (Administrativa eParticipativa)
Antes de sua morte McGregor estava desenvolvendo a teoria Z, que sintetizavam com as teorias X e Y, que posterior mente foi aproveitada por William Ouchi.
Após observar o crescimento daindústria japonesa, consultores administrativos e teóricos americanos começaram a examinar os fundamentos conceituais da teoria da administração. Esse método de decisão é realizado pelo grupo e nãoindividualmente; O grupo procurava melhorar a organização, o processo em grupo filtrava informações, eliminando aquelas que foram inadequadas, resultando em uma decisão melhor do que uma individual.
Foinesse período que Willian Ouchi chamou esse método de Teoria Z Administrativa, seu surgimento deu-se no Japão após a segunda guerra mundial e tem como fundamento, administração participativa, onde osenvolvidos nas atividades têm direito de expor suas opiniões no ambiente de trabalho. A teoria Z proporciona a base pra todos os programas de administração e todas as decisões organizacionais devemser tomadas, as através do consenso.
Nesta teoria, Ouchi apresenta um conjunto de idéias, experiências e princípios extraídos do estilo japonês de administração. O conteúdo da teoria Z baseia-se nosistema trabalhista do Japão concentrado em três instituições tradicionais;
* Emprego Vitalício
* Remuneração por Antigüidade
* Sindicato por Empresa
Ouchi fez uma conclusão da sua teoria á qual...
tracking img