Teoria z

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Douglas McGregor foi um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. McGregor propôs que Administração deve criar condições tais que os membros da organização possam melhor alcançarseus próprios objetivos, dirigindo seus esforços para os objetivos da organização.
Seguindo suas teorias para se obter uma administração de recursos humanos de qualidade, seria necessário adaptar osobjetivos e necessidades à natureza humana ao invés de mudar a natureza humana para se adequar ao controle e autoridade, como a abordagem humanística queria.
Nele se mostra preocupado com o estilo deprodutividade com que os homens tinham, com o trabalho alienado, com tanta superexploração do trabalhador.
McGregor, em sua "Teoria X e Y", explica que, quando existem desmotivação, acomodação,subutilização, inadaptação e desorientação, os gerentes, em vez de buscarem a causa em si próprios, vão atribuí-las aos empregados.
Fayol já dizia que o gerente deveria ser justo e atencioso com seussubordinados.
As teorias X e Y, desenvolvidas na década de 50, podem ser analisadas como duas formas de se visualizar o comportamento humano dentro da empresa. As teorias podem ser observadas pelosseguintes aspectos: Teoria X: subserviência e controle. Teoria Y: potencialidades e desenvolvimento pessoal.

TEORIA Z
Antes da sua morte, McGregor estava a desenvolver a teoria Z, que sintetizava asteorias X e Y nos seguintes princípios
- emprego para a vida
- preocupação com os empregados
- controlo informal
- decisões tomadas por consenso
- boa transmissão de informações do topo para osníveis mais baixos da hierarquia
William Ouchi apresenta um conjunto de idéias, experiências e princípios extraídos do estilo japonês de administração, concentrado em três instituições tradicionais emilenares, a saber:
- Emprego vitalício
O Japonês ingressa no emprego logo após seus estudos e tende a nele permanecer a vida toda
- Remuneração por antigüidade.
São remunerações anuais...
tracking img