TEORIA E PRATICA DOS ESPORTES AQUATICOS PERIODIZACAO EM NATACAO

1131 palavras 5 páginas
Princípios


do treinamento

As adaptações ao treinamento ocorrem de forma morfológica e estrutural à medida que o organismo é exposto ao programa de trabalho. As adaptações acontecem nas células, tecidos e sistemas, permitindo ao organismo se acomodar, adaptando-se ao estresse metabólico que o treinamento apresenta.

 Princípios

da Individualidade Biológica

Todo ser humano possui seu código genético herdado principalmente de seus pais, o que nos torna indivíduos diferentes uns dos outros, respondendo desta forma diferentemente aos estímulos submetidos.
 Princípio da Sobrecarga

A performance está baseada em cargas progressivas a medida que o organismo vai se estabilizando com elas. No entanto, a progressão de cargas sem critérios, poderá atingir níveis insuportáveis para os atletas, podendo desenvolver a síndrome do estresse ao treinamento ou “over training”.  Princípios

da Especificidade do
Treinamento

A especificidade no treinamento é o caminho para a conquista da performance desejada, selecionando-se os estímulos que venham da fonte energética a ser utilizada durante a competição.

O gesto motor é outro fator fundamental na procura da apuração técnica e menor dispêndio energético. A especificidade do treinamento determina a melhor performance para a atividade pretendida.

 Muitas

alterações fisiológicas induzidas pelo treinamento requerem tempo para que ocorra. Também a natureza dos estímulos deve ser específica, adequada e progressiva, conhecidas da teoria clássica do treinamento. No final da temporada, as únicas adaptações estruturais e funcionais adequadas são as que acabarão induzindo à melhora do desempenho na participação principal.

Princípio

da Supercompensação
 Todo organismo que sofre um desgaste decorrente dos estímulos do treinamento não realiza apenas a reposição de energia envolvida, mas repõe mais energia do que a utilizada, ocorrendo a supercompensação, a qual possibilita sobrecargas maiores no processo de
condicionamento

Relacionados