Teoria E Hist Ria Da Arquitetura E Urbanismo 16 04

3270 palavras 14 páginas
Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (URBANISMO I)

Prof. Edson Sampaio

Santos - SP
MAIO/2014

Biografia de Cesar Pelli
Arquiteto argentino, nascido na República de Tucuman, onde recebeu o diploma de bacharel em arquitetura, logo depois, foi viver nos Estados Unidos onde reside até hoje. Com obras por todo o mundo, é classificado como um dos melhores arquitetos mundial. Especialista em arranha-céus, Pelli tem como suas principais obras, prédios empresariais, e alguns projetos educacionais. Sua obra mais famosa hoje é: as Torres Petronas, em Kuala Lampur – Malásia, os edifícios mais altos da atualidade.
Segundo o site da bienal de arquitetura de 98 na Argentina, Cesar é um arquiteto realista, mais que qualquer outro na atualidade, onde seus princípios se veem claramente expressados em sua obra. Sua tentativa é estender a estética modernista para poder absorver a riqueza visual das antigas construções. Como se quisesse provar que o modernismo pode copiar as sensuais qualidades do estilo das Belas Artes.
No fim do século 20, oportunidades de trabalhos em projetos de larga escala foram patrocinados por grandes corporações. Pelli soube desenvolver seus trabalhos tanto patrocinado pelo setor público quanto no privado. Desde seus grandiosos edifícios até os refinados museus e construções oficiais e acadêmicos.
World Financial Center
O primeiro Plano diretor para a região foi projetado em 1962 e previa um misto de torres residenciais e de escritórios, seguindo os preceitos modernistas de Le Corbusier e Mies van der Rohe, conjuntamente com atividades portuárias que se manteriam na região. Em 1966 o governador do estado de Nova Iorque, Nelson Rockefeller, apresentou um segundo plano seguindo os mesmo preceitos corbusianos. Em 1969 foi a vez de o prefeito John Lindsay apresentar outro plano seguindo idéias futuristas das megaestruturas, em voga na época
O projeto só começou a se tornar viável na década de 80, quando a

Relacionados

  • Transição do feudalismo ao capitalismo
    97048 palavras | 389 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • Arqueologia, Etnologia e Etno-história em Iberoamérica
    106996 palavras | 428 páginas