Faculdade Estácio do Pará

Bacharelado em Direito

Disciplina: Teoria e prática da Argumentação Jurídica


Belém2012

Texto I
Não é de hoje que eu defendo que o advogado e qualquer cidadão podem gravar as conversas travadas em mesa de audiência, sem anecessidade de avisar aos presentes, entre eles a pessoa do Magistrado que a preside.
Antigamente, isso era impossível de ocorrer por conta do tamanho dos gravadores e da necessidade de estarem próximos dequem falava para obtenção nítida da voz. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, são inúmeras as traquitanas que gravam voz a distância e com excelente resultado em termos de qualidade de audição.Não vejo e nem nunca vi nenhuma ilicitude nisso. As audiências são públicas, quem as grava busca o registro de tudo para sua posterior orientação e também, em eventuais casos, para o exercício plenoda sua defesa (art.5, LV da CRFB). Filmar recai na mesmíssima hipótese.
Hoje já existe projeto em curso de implantação nas Varas que contam com processos eletrônicos, de se gravar a voz e filmar aimagem de todos, criando um melhor registro ao processo e alcance de uma maior transparência e publicidade. O saldo positivo de se gravar é proporcionar a todos os que participam daquele momento deembate jurídico o respeito, a cordialidade, o tratamento polido, evitar ironias, críticas pessoais, assédio processual/judicial, etc. Enfim, não faz mal algum gravar tudo, pois quem não deve não teme.(...)

Texto Argumentativo

Defende a tese quanto a utilização de gravadores e suas devidas vantagens durante o decorrer de uma audiência.Mostrando assim seu ponto de vista, como também os pró dedeterminada ação.
A argumentação é persuasiva e valorada, tornando claro o posicionamento do argumentador, tanto que o mesmo não vê nenhuma ilicitude no ato em si.O mesmo faz uma análise breve das... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Teoria e argumentação jurídica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-e-Argumenta%C3%A7%C3%A3o-Jur%C3%ADdica/689156.html

MLA

"Teoria e argumentação jurídica" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-e-Argumenta%C3%A7%C3%A3o-Jur%C3%ADdica/689156.html>.

MLA 7

"Teoria e argumentação jurídica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-e-Argumenta%C3%A7%C3%A3o-Jur%C3%ADdica/689156.html>.

CHICAGO

"Teoria e argumentação jurídica." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-e-Argumenta%C3%A7%C3%A3o-Jur%C3%ADdica/689156.html.