Teoria valor-trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do valor-trabalho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parte da série sobre o
Marxismo


Trabalhos teóricos[Expandir]


Ciências sociais[Expandir]


Economia[Expandir]


História[Expandir]


Filosofia[Expandir]


Representantes[Expandir]


Crítica[Expandir]



Portal do comunismo

v • e

A teoria do valor-trabalho éuma teoria econômica associada maioritariamente a Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx.
Segundo essa teoria, o valor econômico de uma mercadoria (ou, mais exatamente, de uma mercadoria "reproduzível" - grande parte dos teóricos do valor trabalho deixam de lado mercadorias não reproduzíveis, como obras de arte, etc.) é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para aproduzir, incluindo aí todo o trabalho anterior (para produzir suas as matérias primas, máquinas, etc.).
Por esta teoria o preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor. Num exemplo clássico entre os teóricos do valor-trabalho, a razão porque um diamante é mais valioso que um copo de água é porque dá, emmédia, mais trabalho, encontrar e extrair um diamante do que um copo de água.
Karl Marx, sem dúvida foi o maior teórico do valor-trabalho. Com o valor sendo gerado pelo trabalho, única e exclusivamente, logo se levou à idéia de que, se todo o valor é gerado no trabalho, logo os trabalhadores eram quem gerava toda a riqueza existente, sendo que os não-trabalhadores - os patrões - que acabavam porficar com grande parte da riqueza gerada pelo trabalho incorporado, estavam na verdade usurpando a classe trabalhadora deste valor gerado pelo trabalho, através de um processo conhecido como mais-valia.
Os economistas da Escola Austríaca, como Carl Menger e Ludwig von Mises procuraram refutar esta teoria, dizendo que o valor seria atribuído conforme a utilidade e raridade do bem ou serviço emquestão. Sendo o trabalho considerado por estes um serviço, este, segundo a escola, se trataria de um bem valorável e negociável.
[editar] Lei do valor
A Lei do valor é a lei econômica da produção mercantil que, por um lado, condiciona a produção e troca de cada mercadoria de acordo com o seu gasto socialmente necessário de trabalho, e, por outro, é a lei do equilíbrio espontâneo da sociedademercantil-capitalista.
[editar] A mais-valia
A mais-valia é o nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista






Teoria Monetária é o nome dado ao estudo do funcionamento do sistema monetário no ambiente econômico.
Para a realização deste estudo, a principal ferramenta doseconomistas será a moeda, a partir da análise de seu comportamento em seu ambiente natural, o mercado financeiro. Este dito comportamento se traduz como a oferta (abundância) ou demanda (carência) da moeda. Assim, a teoria monetária vai procurar compreender a razão da constante falta ou excesso de moeda com que as economias do mundo todo se deparam de tempos em tempos.
De todas as formas de riqueza sob oaspecto financeiro, a moeda é a que possui maior liquidez em relação a todas as outras, ou seja, é forma que é mais facilmente passível de ser convertida em um meio de troca da economia ou em dinheiro vivo. Os economistas atribuem geralmente três funções indispensáveis para que determinado bem seja caracterizado como moeda:
• constituir um meio de troca: significa que aquele material deve sercapaz de viabilizar a ocorrência de milhares de trocas a cada momento.
• utilização como unidade de conta: isto quer dizer que aquele determinado bem passa a ser usado como referência na aferição de valores de serviços e bens, e unidade para permitir o cálculo econômico do valor das trocas realizadas.
• emprego como reserva de valor: esta terceira função da moeda faz referência à necessidade...
tracking img