Teoria situacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE RUY BARBOSA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CARREIRA, LIDERANÇA E TRABALHO EM EQUIPE
PROFª. ROSALICE CARVALHO








TEORIA SITUACIONAL









ALINE ARGOLO
DANILO RANGEL
ELLER VASCONCELOS
EMANUEL DE OLIVEIRA
KAMILA CARVALHO
LUANA COSTA
VICTOR SEIXAS




SALVADOR - 2012
TEORIA SITUACIONAL

A Teoria Situacional foi desenvolvida no final da década de 1960, porPaul Hersey e Kenneth Blanchard, enquanto trabalhavam na primeira edição do Management of Organizational Behavior.

Segundo esta teoria, a concepção de que existe um único e melhor modelo de liderança a ser aplicado a todas as situações é equivocada, uma vez que o que realmente importa é o comportamento adotado pelo líder no tratamento dos seus subordinados.

Nesse sentido, Hersey e Blanchardensinam:

[...] há uma certa justificação para considerar os liderados ‘como o fator crucial de qualquer processo de liderança’. Os liderados são de importância vital em qualquer situação, não só porque individualmente aceitam ou rejeitam o líder mas porque como grupo efetivamente determinam o poder pessoal que o líder possa ter. (HERSEY, 1986, p.187, grifo nosso)

Para que haja sucesso nessemodelo de liderança, além da observância à situação, é necessário estabelecer o nível de maturidade dos seus liderados, tanto de forma individual como em grupo. Por maturidade, entende-se a habilidade do liderado em executar suas atribuições, vontade de assumir responsabilidade e desejo de realização pessoal.

Desta forma, a depender do nível de maturidade em que se encontrem os liderados,deve-se aplicar o estilo condizente de liderança, levando em consideração o tipo de trabalho a ser alcançado.

Por isso, pode-se dizer que a teoria situacional tem como base três variáveis: o comportamento do líder, a maturidade dos subordinados e a situação, que pode ser expressa através da formula L=f(L,l,s) .

O comportamento do líder, para eficácia desse modelo de liderança, deve adaptar-se àsnecessidades de seus subordinados e à situação. É definido por três dimensões, o comportamento de tarefa, o comportamento de relacionamento e a dimensão da eficácia, e é dividido em quatro quadrantes básicos de comportamento, quais sejam: tarefa alta e relacionamento baixo; tarefa alta e relacionamento alto; tarefa baixa e relacionamento alto; tarefa baixa e relacionamento baixo.

Hersey eBlanchard (1986, p.120) definem comportamento de tarefa e comportamento de relacionamento nos termos a seguir:

Comportamento de tarefa. É aquele que os lideres adotam para organizar e definir as funções dos membros do seu grupo (subordinados), explicar as atividades que cada um deve executar e quando, onde e como as tarefas devem ser realizadas; caracteriza-se pelo esforço para estabelecer padrõesbem-definidos de organização, canais de comunicação e meios de conseguir que as coisas sejam feitas.

Comportamento de relacionamento. É aquele que os lideres adotam para manter relações pessoais entre si e os membros do seu grupo (subordinados), abrindo canais de comunicação, providenciando apoio sócio-emocional, “carícias psicológicas” e sendo flexíveis com os comportamentos.

A dimensão daeficácia trata de julgar se o estilo de comportamento do líder é eficaz ou ineficaz, sob a ótica de uma determinada situação, ou seja, o que é levado em consideração não é o comportamento do líder, mas sim se esse comportamento é o apropriado para a situação em específico. Em suma, a dimensão de eficácia se restringe ao ambiente de atuação.

Ainda, a dimensão da eficácia foi dividida em oitopartes, sendo quatro estilos eficazes e quatro ineficazes, os quais mensuram o nível de adequação de um estilo básico do líder a uma determinada situação, sob o ponto de vista dos subordinados, conforme tabela abaixo.

ESTILOS BÁSICOS EFICAZES INEFICAZES
Comportamento de tarefa alta e relacionamento baixo Visto como tendo métodos bem-definidos para atingir os objetivos que são úteis aos...
tracking img