Teoria sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA SISTEMICA
Origens da teoria sistêmica:
De acordo com Chiavenato (2000) a TGS surgiu com trabalhos de biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
Aspectos conceituais:
O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que,conjuntamente forma um determinado objetivo e efetuam uma determinada função que por sua vez, busca um resultado maior em conjunto com todas as partes. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento estejam em busca do mesmo objetivo.
Tipos de sistemas:
Podem ser classificados como: físicos ou abstratos.
Físicos:São compostos de equipamentos, de maquinaria e de coisas reais.
Abstratos: São compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e idéias.
Há uma complementaridade entre sistemas físicos e sistemas abstratos: os sistemas físicos precisam de um sistema abstrato para poder funcionar e desempenhar suas funções. A recíproca também é verdadeira. Também podem ser classificados quanto a suanatureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos.
Fechados: São sistemas que não apresentam intercambio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim os sistemas fechados não recebem influencia do ambiente e também não influenciam o ambiente.
Abertos: São sistemas que apresentam relações de intercambio com o ambiente, através de entradas esaídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente.
Características dos sistemas:
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos de emergente sistêmico: umapropriedade ou característica que existe em seus elementos em particular. Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade de alcançar. Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudanças em todas as suas outras unidades. Em outros termos, qualquerestimulação em qualquer unidade do sistema afetara todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O sistema sempre reagira globalmente a qualquer estimulo produzido em qualquer parte ou unidade.
Parâmetros do sistema:
Entrada ou insumos é a partida do sistema que fornece o material para operação do sistema.
Saída ou produto ou resultado ou transformador é o mecanismo deconversão de entradas e saídas.
O processador caracteriza a ação dos sistemas e define-se pela totalidade dos elementos empenhados na produção de um resultado. Retroação, retroalimentação, retro informação ou alimentação de retorno é a função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido. A retroação tem por objetivo o controle, ou seja, o estado de um sistemasujeito a um monitor. Ambiente é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe entradas do ambiente, processa-as e efetua saídas ao ambiente, de tal forma que existe entre ambos – sistemas e ambiente – uma constante interação.
Exemplo de aplicabilidade da Teoria de Sistemas

Para a elaboração de um determinado produto existe uma cadeia de sistemas relacionados. Em exemplotemos uma empresa que para conseguir produzir tem de adquirir matéria-prima de um fornecedor externo, este contato é feito através de seu departamento de compras que por meio de cotações procuram o melhor produto à preços reduzidos.
Sua equipe de vendas busca se relacionar com clientes em todo país, e trazem novas ideias que adquirem ao visitar estas empresas, para serem implantadas nas instalações...
tracking img