Teoria sócio-interacionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Sócio-interacionista

A) Nome da Corrente: Teoria Sócio-Histórica.
B) Autor Principal: Lew Semenovich Vigotski
C) Foco Principal: Construir uma psicologia que superasse as tradiçõespositivistas e estudasse o homem e seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da humanidade.
D) Concepção da Corrente/Teoria quanto aos elementos que, mas influenciam o desenvolvimentohumano: Se dá em relação nas trocas de parcerias sociais, através de processos de interação e mediação.
E) Fonte de Conhecimento para o Homem: Vigotski acredita que as características individuais e atemesmo suas atividades individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual o ser humano foi construído a partir de sua relação com o individuo.
F)Visao de Homem: Todos os fenômenos devem ser estudados como processos em permanente movimento e transformações. O Homem constitui-se e se transforma ao atuar sobre a natureza com a sua atividade e seusinstrumentos.
G) Influencias/Efeitos/Aplicação da Teoria na Educação: O desenvolvimento principalmente o psicológico/mental (que é promovido pela convivência social, pelo processo de socialização)depende da aprendizagem na medida em que se da nos processos de internalização de conceitos que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente aquela planejada no meio escolar.
H) Papel daEducação/Professor no desenvolvimento Humano: A função de um educador escolar seria de favorecer a aprendizagem, ou seja, a interação, entre os processos de ensino e aprendizagem, servindo assim, demediador entre a criança e o mundo.
I) Principais Críticas Formuladas à Corrente/Teoria:
O Homem visto como ser autônomo, responsável pelo seu próprio processo de individuação.
Uma relação deantagonismo entre o homem e a sociedade, em que esta faz eterna oposição aos anseios que seriam naturais do homem.
Uma visão de fenômeno psicológico, na qual este é tomado como uma entidade abstrata que...
tracking img