Teoria rogeriana: aprendizagem centrada na pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Rogeriana: Aprendizagem Centrada na Pessoa
“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimentoé seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”.
( ROGERS apud COELHO e JOSÉ, 1993 p.9)
Licenciado em História e psicólogo, Carl Rogers nasceu em 1902, Chicago.Doutora-se em 1928 no Theachers College.
Tem seu trabalho reconhecido em 1946 após ser eleito presidente da Associação americana de Psicologia.
Suas ideias sobre educação são de fácil compreensãopois são fruto de pesquisas vivenciais, dentro de seu consultório.
Como terapeuta, Rogers foi muito criticado por olhar as pessoas que iam a seu consultório como um cliente apto a aprender.
No campoda psicanálise ele desenvolveu a ideia da terapia centrada na pessoa, logo uma aprendizagem também centrada na pessoa.
Voltada para uma abordagem centrada na pessoa e utilizando o método da nãodiretividade (ou seja, o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno), a proposição de Rogers implica num modelo de educação onde o indivíduo tenha liberdade eresponsabilidade na escolha de caminhos que possam subsidiar a construção do conhecimento e que este só se concretiza quando o aluno é um agente ativo e o professor visto como um facilitador nesse processo.
Dentrodesse contexto, o estudante é o centro da sala de aula ( educação centrada na pessoa como um todo ), podendo selecionar conteúdos que considera relevante para sua vida mantendo a partir daí, umarelação interpessoal com o facilitador que por sua vez deve ser autêntico, confiar na potencialidade de cada aluno possibilitando liberdade de expressão sem nenhum preconceito ou aversão e, ao contrário daaplicação de uma avaliação formal, facilitar o processo de auto-crítica e auto-avaliação por parte do aluno.
,
Teoria de Carl Rogers- APRENDIZAGEM CENTRADA NA PESSOA.
Professor Um facilitador...
tracking img