Teoria relaçoes humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Homem Organizacional
Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o "homo economicus" e a Teoria das Relações Humanas, "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", ouseja, o homem que desempenha papéis em diferentes organizações.
Na sociedade das organizações, moderna e industrializada, aparece a figura do "homem organizacional" que participa simultaneamente devárias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:
Flexibilidade: em facedas constantes mudanças que ocorrem da vida moderna, bem como da diversidade dos papéis desempenhados nas diversas organizações, que podem chegar a inversão, aos bruscos desligamentos das organizações eaos novos relacionamentos.
Tolerância as Frustrações: para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito necessário entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediaçãoé feita através de normas racionais, escritas e exaustivas, que procuram envolver toda a organização.
Capacidade de adiar as recompensas: e poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização,em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividade profissional.
Permanente desejo de Realização: garantido a conformidade e cooperação comas normas que controlam e asseguram o acesso a posições de carreira dentro da organização, proporcionando recompensas e sanções sociais e materiais.
Tais características nem sempre são exigidas nasorganizações em níveis máximos, sua aplicação dependerá das combinações e/ou composições de acordo com o tipo de organização e os cargos a serem ocupados; Porém é de grande valia de tenhamosconhecimento das mesmas para podermos nos adaptar mais rapidamente a tais exigências quando solicitadas.
A exigência de o homem relacionar seu comportamento com o de outras pessoas,visando atingir um...
tracking img