Teoria Psicogeneticas em Discusão

4364 palavras 18 páginas
Resumo do livro: Teorias psicogenéticas em discussão - parte geral do concurso
Resumo do livro da parte geral do concurso para docentes da rede estadual de São Paulo (2013):

LA TAILLE, Yves de, OLIVEIRA, Marta Kohl de, DANTAS, Heloysa. 1992. Piaget, Vygotsky, Wallon – teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus.
PARTE I – FATORES BIOLÓGICOS E SOCIAIS
O lugar da interação na concepção de Jean Piaget
Yves de La Taille

La Taille considera que nada há de mais injusto que a crítica feita a Piaget de desprezar o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. O máximo que se pode dizer é que Piaget não se deteve sobre a questão, mas, o pouco que levantou é de suma importância.

Para o autor, o postulado de Wallon de que o homem é “geneticamente social” (impossível de ser pensado fora do contexto da sociedade) também vale para a teoria de Piaget, pois são suas palavras: “desde o nascimento, o desenvolvimento intelectual é, simultaneamente, obra da sociedade e do indivíduo” (p.12).
Para Piaget, o homem não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos. A socialização da inteligência só começa a partir da aquisição da linguagem. Assim, no estágio sensório-motor a inteligência é essencialmente individual, não há socialização. No estágio pré-operatório, as trocas intelectuais equilibradas ainda são limitadas pelo pensamento egocêntrico (centrado no eu): as crianças não conseguem seguir uma referência única (falam uma coisa agora e o contrário daí a pouco), colocar-se no ponto de vista do outro e não são autônomas no agir e no pensar. No estágio operatório-concreto, começam a se efetuar as trocas intelectuais e a criança alcança o que Piaget chama de personalidade – o indivíduo se submetendo voluntariamente às normas de reciprocidade e universalidade. A personalidade é o ponto mais refinado da socialização: o eu renuncia a si mesmo para inserir seu ponto de vista entre os outros, em oposição ao egocentrismo, em que a criança elege o

Relacionados

  • Piaget, Vygotsky, Wallon : teorias psicogenéticas em discusão La Taille, Yves de. 1951 - Piaget, Vygotsky, Wallon :terorias psicogenéticas em discussão
    1501 palavras | 7 páginas
  • A AFETIVIDADE NA RELA O ALUNO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DouglasBressan TCC Eficaz
    4739 palavras | 19 páginas
  • monografia
    12186 palavras | 49 páginas
  • O Processo De Aprendizagem Repositorio2
    171592 palavras | 687 páginas