Teoria psicanalitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL-CESB
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO NA TEORIA PSICANALÍTICA

Bacabal-MA
2011
LIANE RODRIGUES SANTOS
MARIA FERREIRA DE SOUSA FILHA
WELYSON LIMA DE SOUSA

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO NA TEORIA PSICANALÍTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Letras para obtenção da 1°nota na disciplina Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento.

Orientação: Profª. Jane Eire

Bacabal-MA
2011

Não há... senão diferenças de um certo gênero que tendem..uma para a outra; são aquelas que em lugar de se opor e de se excluir, se completam mutuamente.
Èmile Durkheim

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
2 O ESTUDO DO COMPORTAMENTO NA TEORIA PSICANALÍTICA 6
2.1Comportamento 6
2.2 Psicanálise 8
2.3 Teoria psicanalítica de Freud 9
2.4 Métodos de Estudo 9
2.5 Estrutura e Dinâmica da Personalidade 11
2.6 Considerações a Respeito da Teoria Psicanalítica 13
2.7 Níveis de consciência 14
2.8 O comportamento na Teoria Psicanalítica 14
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Aparecendo no começo do século, por H. Piéron (1908) naFrança, e por J. B Watson (1913), nos Estados Unidos, a palavra comportamento está historicamente associada à redefinição do próprio objeto da psicologia proposta pelo Behaviorismo. Num sentido restrito, a nação de comportamento limita-se às atividades diretamente observáveis do organismo, o que exclui, pelo menos numa primeira abordagem, os estados de consciência, dos pensamentos sentimentosrepresentações e outras atitudes interiores. Num sentido mais amplo, que foi durante muito tempo o de um uso pouco contestado da palavra, e que certos Behavioristas, como B. F. Skinner.

Entretanto, num extremo o comportamento é uma unidade descritiva mínima recortada de maneira convencional, mais metodologicamente justificada, no fluxo continuo das atividades do sujeito; no outro extremo ele é umaampla unidade funcional dotada de significação na adaptação do organismo a seu meio. Com este ultimo pólo têm conexa, indubitavelmente as nações de comportamento preparatório, consumatório, operante.

Freud entendia que o comportamento humano é determinado, basicamente pela motivação inconsciente pelos impulsos instintivos. Portanto, a mais forte tendência de comportamento não énecessariamente, aquela que a pessoa conscientemente decide que é melhor para ela.

Portanto, é sobre o comportamento do estudo da teoria psicanalítica que iremos aqui abordar, conforme o conceito de Freud que desenvolveu a sua teoria numa época em que a psicologia se preocupava com experiências consciente, estudada pela introspecção. Convém notar que ele divulgou a noção de motivação inconsciente para ocomportamento enfocou a importância da primeira infância na formação da personalidade e deu ênfase sobre sexualidade como um dos motivos básicos do comportamento da grande polemica que se gerou em torno da teoria.

2 O ESTUDO DO COMPORTAMENTO NA TEORIA PSICANALÍTICA

2.1 Comportamento

Atividade de um organismo em interação com seu ambiente. O termo designa, de maneira genérica, ou oconjunto das atividades (o comportamento humano) ou uma atividade em particular atividade de higiene, por exemplo.

Aparecendo no começo do século, por H. Piéron (1908), na França, e por J. B. Watson (1913). Nos Estados Unidos, a palavra comportamento está historicamente associada à redefinição do próprio objeto da psicologia, proposta pelo behaviorismo. Num sentido restrito, a noção de comportamentolimita-se às atividades diretamente observáveis do organismo, o que exclui, pelo menos numa primeira abordagem, os estados de consciência, os pensamentos, sentimentos, representações e outras atividades interiores, num sentido mais amplo, que foi, durante muito tempo, o de um uso pouco contestado da palavra, e que certos behavioristas, como B.F. Skinner, defendem explicitamente, a noção se...
tracking img