Teoria psicanalitica de freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Teologia e Ciências
Campus Votuporanga

Psicanálise Clínica
Professora Cleodinéia

Teorias Psicanalíticas

Votuporanga
2013
Resumo
Para uma abordagem psicanalista da depressão é preciso diagnosticar o tipo de depressão, se é um estado de melancolia, uma tristeza como poderemos também diagnosticar. É preciso analisar o paciente em seus sintomas e tomar conhecimento de suador, devendo o psicanalista transpor a repressão para que isso ocorra. Partindo disso, iniciamos o tratamento fundamentado na “Segunda Lição” de Freud lançada em seu livro Cinco Lições de Psicanálise. Com a abordagem clínica dos desejos conscientes de sua sintomática podemos aliviar o sofrimento da paciente.
Abstract
For a psychoanalyst approach of depression is necessary to diagnose the type ofdepression, or if a state of melancholy, a sadness as we also diagnose. We must examine the patient in their symptoms and take notice of their pain, and the psychoanalyst transpose repression for this to occur. Building on this, we initiated treatment based on "Second Lesson" Freud thrown in his book Lectures on Psychoanalysis. With the approach of clinical symptomatic of your conscious desireswe can alleviate the suffering of the patient.

Introdução
Depressões: é indispensável para diagnostico clinico que se reconheça a distinção que há entre melancolia, luto, tristeza, posição depressiva e depressão, a qual sempre subjacentes às diversas organizações neuróticas e psicóticas da personalidade.
Assim, a TRISTEZA indica um estado de humor afetivo que pode estar presente ou não nosestados depressivos. LUTO corresponde a um período necessário para elaboração da perda de um objeto amado que foi introjetado no ego, sem maiores conflitos. MELANCOLIA designa que a introjeção do objeto perdido (por morte, abandono, etc.) processou-se de forma muito ambivalente e conflitada. Essa “sombra do desejo recaído sobre o ego” (Freud, 1917, pg 281) pode estar absorvida no próprio núcleo doego e aí permanecer por toda a vida, assim se constitui em um luto patológico crônico.POSIÇÃO DEPRESSIVA é um termo de M. Klein (1934, pg 262) que expressa uma constelação de relações objetais e ansiedades que constituem um estado psíquico no qual prevalece a tríade, objeto total assunção da responsabilidade e de eventuais culpas – presença de sentimentos de considerações e de intentos dereparação frente aos objetos.
DEPRESSÃO SUBJACENTE às neuroses e psicoses refere-se ao fato de que todo indivíduo, em grau maior ou menor, é portador de núcleos melancólicos da personalidade.

Teoria Psicanalítica da Livre Associação de Freud e a Depressão
Depressão Anaclítica
A que se descobriu por análise de bebes retirados de suas mães que os sintomas se são em três fases: Protesto onde acriança chora, esperneia e volta-se para qualquer ruído que possa indicar a mãe. Desesperança: indica que o bebe cansou de esperar, fase análoga ao adulto. E Retraimento que indica desapego emocional e é correspondente à indiferença e desvalia da depressão adulta.
A Depressão Anaclítica corresponde nos casos mais graves, ao abandono de todo interesse e de todas as formas de investimento em objetivose idéias. Há falta de motivação para continuar a viver – e até para lamentar-se – daí, a gravidade quanto a um possível risco de suicídio.
Depressão Por Perdas
As perdas processam em três níveis:
a) Perda de objetos necessitados, essa vertente depressiva consiste no fato de que a perda, real ou fantasiada, do objeto bom, amado e protetor, deixa o indivíduo entregue ao objeto mau que, de seuinterior, o acusa, despreza, reduz sua auto-estima a níveis ínfimos, e sobretudo, deixa-o totalmente desamparado.
b) Perda de objetos reasseguradores da auto-estima do indivíduo. Trata-se de pessoas que necessitam, de forma desesperada e compulsória, do reasseguramento de que são amadas e valorizadas. Para tanto, costumam estabelecer relações com pessoas que se prestem a tal papel e, no caso de...
tracking img