Teoria psicanalítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA PSICANALÍTICA

Fundador: Sigmund Freud, nascido em 1856, na Áustria e formado em medicina. Interesse inicial de Freud – o estudo dos distúrbios mentais, sua compreensão e seu tratamento.
Freud distinguiu três sistemas no aparelho psíquico:

O inconsciente - Representante dos instintos e das pulsões – enorme deposito escuro e desordenado onde são guardados “conteúdos mentaiscensurados por serem inaceitáveis, sendo, portanto, recalcados, e não podendo emergir tão facilmente a consciência” (Gabbard, 1998, p. 25)

O acesso ao material inconsciente é restrito e só vem ao consciente sob determinada formas como, por exemplo (nos sonhos, nos atos falhos, nos esquecimentos, nos tiques incontroláveis, etc)
O conteúdo inconsciente pressiona o aparelho psíquico para obter suaexteorização e dessa forma, aliviar a tensão que gera, mas ele é barrado ou transformado no sistema pré-consciente.

O PRÉ – CONSCIENTE
Está ligado ao inconsciente e à realidade – um arquivo , onde se encontram informações que podem ser acessadas mediante um pequeno esforço.
Exemplo – a lembrança da professora da escola primaria
O sistema pré-consciente esta separado do sistema inconscientepela censura, que não permite que os conteúdos e os processos inconscientes passem para o pré-consciente sem sofrer transformação.

O CONSCIENTE
E um órgão sensorial localizado no limite entre os mundos externo e interno, cuja função é recepcionar as informações deles provenientes.

As qualidades mentais do aparelho psíquico (consciente, pré-consciente e inconsciente) podem serexemplificadas pelo iceberg. O gelo que se mostra na superfície do mar, ou seja, aquilo que é visto, representa o CONSCIENTE. O gelo que esta a baixo da superfície do mar, ou seja, escondido, no fundo do mar, representa o INCONSCIENTE e o limite entre o que está escondido e o que aparece sobre a superfície representa o PRE-CONSCIENTE.

O EGO - a parte organizada da personalidade – é o executivo,envolvendo todas as funções especificamente psicológicas : percepção, aprendizagem, memória e raciocínio.
O ego corresponde ao conjunto de reações que tenta conciliar os esforços e as demandas do ID com as exigências da realidade, interna ou externa – faz a mediação dos impulsos do ID com o meio ambiente, permitindo ao sujeito olhar-se a si próprio – está presidido pelo PRINCÍPIO DA REALIDADE e é oresponsável pela defesa da integridade psíquica

O SUPEREGO
Representa a Moralidade e reflete os padrões da sociedade em que a criança é educada
O superego luta pela perfeição: é o ego ideal – O superego da criança não é uma cópia do superego dos pais, mas se forma à imagem do superego dos pais, - O superego comporta-se em relação ao ego do mesmo modo que os pais se comportam em relação àcriança – Quando o ego quebra uma regra do superego, este pune o ego, fazendo com que se sinta culpado – Ele comanda, corrige e julga o ego.

Função mais geral do superego – limitar as gratificações instintivas.
Conclue-se que:
ID – é o pólo pulsional
Ego – é o agente de defesa
Superego – é o sistema de interdições.
Freud não estabeleceu fronteiras rígidas entre as três instancias,porque, para ele, a personalidade total de uma pessoa normal seria justa, quando trabalhada como uma unidade e não como três sistemas separados e em oposição.

MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
O ego possui mecanismos inconscientes de defesa para proteger o psiquismo, garantido a homeostase da personalidade

1. REPRESSÃO OU RECALCAMENTO – Freud a considerou a rainha de todas as defesas – consisteem expulsar da consciência,desejos, sentimentos, idéias ou fantasias desprazerosos, que, em permanecendo fora dela, não causam ansiedade – muito utilizada pelos neuróticos.
2. REGRESSÃO – Caracteriza-se pela retirada ou retorno a uma fase anterior do desenvolvimento, adequada para evitar o desprazer e a frustração
3. PROJEÇÃO – é uma defesa que consiste em atribuir aos outros os sentimentos ou...
tracking img