Teoria populacional de malthus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Populacional de Malthus
- O que diz a teoria de Malthus?
Após a Revolução Industrial, a população urbana começa a conviver com melhores condições de vida e melhores serviços de saúde. Aevolução na medicina contribuiu para a melhoria dos serviços de saúde, diminuindo assim a mortalidade da população em geral.

Com a qualidade de vida e condições melhores, houve o aumento do número dehabitantes, principalmente nas áreas que se industrializaram primeiro. Por volta de 1750, ocorreu o processo de crescimento populacional nos países europeus.
Foi durante esse período que se iniciaramas preocupações com o aumento no número de habitantes, e assim começaram a surgir às teorias populacionais.

A teoria de Thomas Malthus surge então neste contexto. A teoria de Malthus, dizia que apopulação tinha um potencial de crescimento ilimitado enquanto a natureza tem recursos limitados para alimentar a população que crescia. A partir disso, acreditava-se que a população iria conviver coma fome, doenças e epidemias, e, consequentemente com a desestruturação da vida social.

Nessa teoria, Malthus defendia o controle moral, com normas de conduta, que incluíam a abstinência sexual e oadiamento do casamento, que eram permitidos com a comprovação de renda para sustentar o filho. Essas normas atingiram a população pobre, que para Malthus eram os responsáveis pela pobreza, pois secasavam cedo e tinham muitos filhos.

- Qual a relação da Teoria Malthusiana com as progressões aritméticas e geométricas?

A teoria criada por Tomas Robert Malthus (1766-1834), economista edemógrafo inglês, e que ganhou o nome de “Malthusianismo” foi a primeira teoria populacional a relacionar o crescimento da população com a fome, afirmando a tendência do crescimento populacionalem progressão geométrica, e do crescimento da oferta de alimentos em progressão aritmética.
Em 1798, Malthus publicou seu livro “Ensaio sobre a população” ,no qual desenvolveu uma teoria demográfica que se...
tracking img