Teoria piagetista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA PIAGETISTA

Piaget, a partir de seus estudos, concluiu que ao longo do processo de desenvolvimento, as pessoas apresentam estruturas cognitivas qualitativamente diferentes. Cada uma dessas estruturas representa um estagio de desenvolvimento psicológico que, apesar das características que lhe são peculiares, apresenta alguns traços do estagio que o precede e prepara oindividuo para o estagio seguinte.
Segundo Piaget há pelo menos quatro estagio de desenvolvimento cognitivo:

1. Sensório – Motor (0 a 2 anos)

O primeiro momento do desenvolvimento lógico e denominado sensório – motor porque nele se verifica uma coordenação sensório-motora da ação, baseada na evolução da percepção e da motricidade.
Neste estagio, correspondendoaproximadamente aos dois primeiros anos de vida, a aprendizagem ocorre principalmente quando a criança capta o ambiente pelos sentidos, manipula objetos e outras ações motoras. No inicio, o bebe não tem consciência do corpo, de relações sensoriais e de objetos ambientais, mas, eventualmente, torna-se consciente de objetos e de si mesmo. Gradualmente os bebes aprendem a tocar o que vêem e a olharo que ouvem. Durante o período sensório-motor, o bebe também começa a organizar seu ambiente. Aprende a discriminar muitos objetos em seu ambiente e a considerá-los como relativamente, em vez de transitórios ou efêmeros.
Ao final do período, as ações motoras das crianças pequenas estão bem coordenadas. Por exemplo, podem pegar brinquedos desempenhando varias ações simultâneas:mantendo o equilíbrio ao dobrar os joelhos, alcançando o brinquedo e agarrando-o. Se não estimarem corretamente a tarefa, são capazes de agir de outro modo.
Mesmo que todas as crianças que estão deixando o estágio sensório-motor possam empreender uma serie de ações para alcançar um objetivo e tenham ordenado um pouco seu ambiente tal como a idéia de permanência de objetos, seupensamento ainda é limitado, principalmente a experiências sensoriais imediatas e ações motoras relacionadas, apresentando quantidades mínimas de atividades simbólicas. A criança pode compreender apenas instruções verbais simples e sua fala é muito imatura.
2. Estágio Pré-operacional (2 a 7 anos)

O segundo estagio do desenvolvimento cognitivo ocorre de aproximadamente 2 anos ate 7 anos ecaracteriza-se pela preparação e organização das operações concretas, tendo uma estrutura pré-operacional. Este período de cinco anos existe principalmente como um período de transição e não é totalmente compreendido. Nenhum nível claro de estabilidade é alcançado neste período, apesar da criança aprender nomes de objetos, classificar coisas ao longo de uma única dimensão e refinar suascapacidades sensório-motoras.

Algumas características na fase pré-operacional:

a.O desenvolvimento e a expansão da linguagem. Esta é uma característica importante e obvia no período pré-operacional. Entretanto Piaget enfatiza que o uso de palavras por uma criança neste estagio não indica, necessariamente, que esteja formando conceitos. A criança usa rótulos para coisas e ações de um modo diferente dosadultos. Exemplo, a palavra “carro” pode ser usada para indicar qualquer coisa que se move. Piaget chama este tipo de conceito de pré-conceito.
b.Egocentrismo. Ela acredita na realidade e no mundo como ela os vê e simplesmente não tem consciência de que existem outros pontos de vista.
c. A centralização em vez da descentralização. A centralização – prestar atenção a uma característica ouparte marcante – em vez da descentralização – análise de todo e partes – caracteriza a percepção e o pensamento.
A criança do período pré-operacional podem em objetos de um único modo e não de diversas maneiras. Em um experimento ilustrativo, Piaget apresenta uma criança de cinco anos uma caixa contendo 27 contas de madeira; 20 das contas são brancas e 7 são castanhas. Quando se...
tracking img