Teoria organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ



















Estrutura Organizacional da Agência de FOMENTO do Paraná S.A.





















CURITIBA

2011





UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ











Estrutura Organizacional da Agência de FOMENTO do Paraná S.A.







Trabalho apresentado à disciplina de
Teoria das Organizações -Professor
Dr. Acyr Seleme - Setor de Ciências
Sociais Aplicadas. Departamento de
Administração Geral e Aplicada.






CURITIBA
2011






SUMÁRIO


1 Introdução....................................................................................................3

2 Sobre a Agência de FOMENTO do Paraná S.A.........................................4

3 Estudo daEstrutura Organizacional da AFPR..........................................5

4 Conclusão.....................................................................................................7

5 Referências...................................................................................................8







































II

1 IntroduçãoA Agência de FOMENTO do Paraná S.A. foi criada pela Lei 11741/97 e é uma instituição financeira que opera com recursos próprios, financiando iniciativas compatíveis com as prioridades do Governo do Estado do Paraná.

Por meio de seus programas, como o Programa Bom Emprego Pequena Empresa (PROBEM), Microcrédito Banco Social ou o Financiamento a Empresas Incubadas (FINTEC), e em parceriacom Secretarias e outros órgãos do Estado, os recursos são direcionados para a oferta de crédito e financiamentos sem burocracia e em condições favoráveis de taxas, prazos e garantias. 

Além dos financiamentos, a Agência de Fomento também atua na gestão de fundos. O Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e Fundo de Aval Rural (FAR), são operacionalizados pela instituição. E sob sua gestãoencontram-se também os ativos originários do processo de monetização do Banco do Estado do Paraná S.A - Banestado. 































2 Sobre a Agência de FOMENTO do Paraná S.A.

Tem por sócio majoritário o Estado do Paraná e opera com um capital social de R$ 1.095.551.000,00. A empresa tem por finalidade e missão auxiliar no desenvolvimento dos micro,pequenos e médios empreendedores do Paraná, gerando assim novos empregos e renda.

Uma das dúvidas freqüentes, mesmo de seus clientes, é o que significa a palavra FOMENTO. Esta tem por definição o desenvolvimento por meio de um auxílio financeiro, no caso da Agência, de micro, pequenos e médios empresários. A AFPR não é popularmente conhecida na região de Curitiba e talvez isso seja um dosobstáculos que devem ser trabalhados para o desenvolvimento da organização, embora opere com números significativos no Estado do Paraná.

De acordo com a Resolução 3464/07 do Banco Central do Brasil, o capital para cobertura de risco de mercado não se faz necessário na AFPR pois as operações da instituição não estão classificadas na carteira de negociação e não estão sujeitas às exposições ao risco emouro, moedas estrangeiras, variações cambiais, preço de mercadorias (commodities) e volatilidade do mercado de ações. Havendo alteração na estrutura da carteira, a mudança será realizada de maneira atender a legislação que estiver em vigência. 

As exposições da AFPR ao risco de mercado são monitoradas gerencialmente pela Diretoria de Gestão de Riscos, a quem compete a avaliação e emissãoperiódica de relatórios dirigidos à Presidência e Diretorias, com conhecimento para o CAD, contendo estudos e cenários de exposição aos riscos de mercado.  A gestão de risco de crédito é feita a partir da análise da carteira, isto é, no controle, no monitoramento e na recuperação de crédito da carteira, com base em cálculos estatísticos. Em um processo de gestão preventiva, contínua e integrada, o...
tracking img