Teoria organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origens da Teoria da Contingência
A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes emdeterminados tipos de empresas. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo.Verificaram que não há um único e melhor jeito de organizar. Essas pesquisas e estudos foram contingentes, no sentido em que procuraram compreender e explicar o modo como as empresasfuncionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação. Em outras palavras, essas condições são ditas "de fora"da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processosinternos da organização.
Um plano de contingência se resume em ter mais que uma unidade de algum recurso, ou seja, quando o recurso principal para por qualquer motivo podemos alternarpara outro recurso.

Ao se tratar de hospedagens a idéia é a mesma, em geral as pessoas tem 1 único (único domínio) hospedado em apenas um servidor, assim se este servidor algum diader algum problema o site sai fora do ar, e os e-mails, vendas, e possibilidades de negócios, podem ser perdidos justamente porque não existia um plano de contingência, ou seja, umoutro site/domínio que pudesse servir de backup para uma possível eventualidade.

Manter um planos de contingência local, pode ser desde ter que se fazer backups diários até trabalharcom máquinas em esquema de espelhamento, ou seja há um trabalho que deve existir todos os dias para que estejamos sempre prontos para nos sairmos bem em qualquer eventualidade.
tracking img