Teoria neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Neoclássica

A teoria neoclássica tem como principais autores Peter F. Drocker, Erneste Dale, Cyril O’Donnell, Morris Hurley e Louis Allen.
Os autores neoclássicos dependem as seguintes características:
1. Ênfase na pratica da administração, onde caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis.
2.Reafirmação dos postulados clássicos, retomam grande parte do material desenvolvido pela teoria clássica redirecionando e reestruturando de acordo com as contingências da época atual, dando uma configuração mais ampla e flexível.
3. Ênfase nos princípios gerais da administração, utilizam os princípios da administração como critérios elásticos para busca de soluções administrativas e não como “leis”.
4.Ênfase nos objetivos e nos resultados, toda organização existe não para si mesma nas para alcançar objetivos e produzir resultados, a organização espera alcançá-los por meio de sua operação eficiente.
5. Ecletismo da teoria neoclássica,embora se baseia na teoria clássica os autores neoclássicos não ecléticos absorvendo conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes.

Aspectosadministrativos comuns as organizações
Todas as intitulações são organizações e tem uma dimensão administrativa comum, Peter Drucker salienta que a três aspectos principais nas organizações:
1. Quanto aos objetivos, as organizações não vivem para si próprias, são meios, são órgãos sociais, que visam a realização de uma tarefa social, o objetivo da organização está fora dela e é sempre uma contribuiçãoespecifica para o individuo e a sociedade.
2. Quanto a administração todas as organizações são diferentes em seus objetivos, em seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa, todas elas exigem uma estrutura determinada de um lado pela tarefa e por suas demandas e de outra por princípios de administração genéricos e adequados a lógica da situação.
3. Quanto aodesempenho individual é o campo onde há menor diferença entre as organizações, o desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro da organização. A eficácia é necessária à organização (para poder funcionar) e o próprio funcionário (para poder alcançar satisfação).

As três funções do administrador
1. Tornar economicamente produtivo os recursos organizacionais,minimizando riscos emaximizar as oportunidades.
2. Tornar produtivos os recursos humanos fazendo pessoa trabalharem juntas,reunindo em uma tarefa comum as suas habilidades e conhecimentos individuais e tornar produtiva as suas forças e irrelevantes as suas fraquezas.
3. Desempenhar uma função publica, o administrador é visível e representa alguma coisa na comunidade, constitui um elemento de liderança e a sua função sãonecessários objetivos e instrumentos, qualidades e competências, é uma função não qual se tem que decidir.

Eficiência e eficácia
Cada organização deve ser considerada sobre o ponto de vista de eficácia e eficiência.
• Eficácia é uma medida do alcance de resultados.
• Eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo.
A eficiência está voltada para a melhor maneira pela qualas coisas devem ser feitas ou executadas, afim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível, a eficiência preocupa-se com os meios com os métodos e procedimentos.
A eficácia é o alcance dos objetivos visados não entra na esfera de competência da eficiência, quando ele utiliza instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, paraverificar se as coisas bem feitas são as que realmente deveriam ser feitas, ele estará se voltando para a eficácia.
EFICIÊNCIA
1. Ênfase nos meios
2. Fazer corretamente as coisas
3. Resolver problemas
4. Salvaguardar os recursos
5. Cumprir tarefas e obrigações
6. Treinar os subordinados
7. Manter as maquinas
8. Presença nos templos
9. Rezar
10. Jogar futebol com arte
EFICÁCIA
1....
tracking img