Teoria neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA NEOCLÁSSICA

As principais características básicas da Teoria Neoclássica

A Ênfase na prática da Administração - A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da Administração.
A Teoria Neoclássica é quase comouma reação à enorme influência da ciência do comportamento no campo da Administração que ocorreu em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem as organizações. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas nos seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as circunstânciasda época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.
Os neoclássicos preocupam-se em estabelecer normas de comportamento administrativo. Os princípios da Administração que os clássicos utilizam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os administradores são essenciais a qualquerempresa dinâmica e bem-sucedida.
São homens que devem planejar dirigir e controlar as operações do negócio
A Teoria Neoclássica coloca grande ênfase nos objetivos e nos resultados, pois para ela as organizações existem para alcançar objetivos e produzir resultados, e é em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.
Assim, a TeoriaNeoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza fortemente os fins e resultados, na busca da eficiência.
Embora se baseie profundamente na Teoria Clássica, os autores neoclássicos são amplamente ecléticos, absorvendo conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas.
Administração como Técnica Social - Para os autores neoclássicos, a Administração consiste em orientar, dirigire controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.
A Administração é uma atividade generalizada essencial a todo esforço humano coletivo, seja na empresa industrial, na empresa deserviços, no exército, nos hospitais, na igreja etc. O homem cada vez mais necessita cooperação é basicamente a coordenação de atividade grupal.
Aspectos Administrativos Comuns às Organizações. No fundo, todas as instituições e empresas são organizações e, consequentemente, têm uma dimensão administrativa comum.
De acordo com a Teoria Neoclássica há três aspectos principais nas organizações:
*Quanto aos objetivos: as organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social.
* Quanto à administração: todas as grandes organizações são diferentes em seus objetivos, seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa.
* Quanto ao desempenho individual: é o campo em que há menor diferença entre asorganizações. O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações. São os indivíduos que fazem, decidem e planejam.
Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência, simultaneamente.
Eficácia é uma medida normativa do alcance de resultados, enquanto eficiência é uma medida normativa de utilização dos recursos nesse processo.Outras Características
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
ênfase na prática da administração.
reafirmação dos postulados clássicos.
ênfase nos princípios gerais de administração.
ênfase nos objetivos e nos resultados.
ecletismo nos conceitos.
ênfase na departamentalização.
Vejamos cada uma dessas características.
* Ênfase na prática da...
tracking img