Teoria neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O trabalho vem apresentar de uma maneira clara e objetiva o que vêm a ser a Teoria Neoclássica da Administração.
Através dele, podemos aprimorar nosso conhecimento á respeito dos temas que englobam essa disciplina, e além do mais tirar as devidas duvida do assunto.
A Teoria Neoclássica foi idealizada por Peter Ferdinand Drucker, nascido em 19 de novembro de 1909 em Viena,Áustria. Faleceu em 11 de novembro de 2005 em Claremont, Califórnia. Foi um filósofo e economista de origem austríaca, considerado o pai da Administração Moderna, sendo o mais dos pensadores do fenômeno dos efeitos globais na economia.
Escreveu mais de 30 livros, e uma das coisas mais marcantes, foi quando ainda era estagiário, em um dos escritórios europeu de uma grande empresa de Wall Strett, seuchefe dizia que o bom de Wall Street duraria para sempre e isso ele dizia convicto, isso também foi publicado em seu livro, depois de 2 dias do lançamento do mesmo, houve o crash da bolsa.
Drucker tinha como principais conceitos:
1. Conceito de (re) privatização, que significa a privatização dos serviços públicos, como forma de reduzir burocracia.
2. Gestão por objetivos: isso é uma gestão demétodos de planejamento e avaliação.
3. Centralização versus Descentralização das Organizacões.

Além disso, o trabalho visa nada mais nada menos do que esclarecer todas as dúvidas que surgem á respeito da Teoria Neoclássica.

2. Teoria Neoclássica da Administração

O termo Teoria Neoclássica é, na realidade, um tanto exagerado. Os autores aqui abordados (Peter Drucker, Ernest Dale,Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen, sem contar os autores da escola da Administração por Objetivos), embora não apresentem pontos de vista divergentes, também não se preocupam em se alinhar dentro de uma organização comum. Drucker (nascido em 1909), o mestre maior, é, sem duvida, o principal expoente. Em resumo, osautores neoclássicos não formam propriamente uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo. Preferimos a denominação, muito embora alguns autores a denominem Escola Operacionais, Escola do Processo Administrativo, ou ainda Abordagem Universalista da Administração.

2.1 Origens da Teoria Neoclássica

A teoria neoclássica é uma teoria essencialmente integradora, eclética euniversalista. Suas origens remontam aos seguintes fatos:

1. Fortalecimento do pragmatismo, como estilo de vida, principalmente nos Estados Unidos, e conseqüente preocupação com adoção de esquemas e princípios de atuação.
2. Necessidade de atualização dos princípios gerais da velha Teoria Clássica, que careciam de idéias inovadoras para um mundo em transição.
3. Necessidade de reduzir omecanicismo e rigidez da Teoria Clássica, que fora criada e desenvolvida no começo do século e se tornava rapidamente arcaica e obsoleta com os progressos havidos nas organizações.
4. Inicio da mudança no panorama dos negócios. Estava em gestação a globalização dos negócios com a internacionalização das grandes organizações multinacionais e expansão mundial dos mercados de consumo. O períodopós-guerra mundial foi de forte expansão e desenvolvimento. Havia a necessidade de acompanhar essa mudança, que se tornava cada vez mais rápida e intensa.

2.2 Características da Teoria Neoclássica

As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:

1. Pragmatismo: ênfase na prática e aplicação da administração.
2. Reafirmação e atualização dos postulados clássicos.
3. Ênfasenos princípios gerais de administração como receituário para o trabalho do administrador.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados a serem definidos e alcançados.
5. Ecletismo de opiniões e pontos de vista.

Vejamos cada uma dessas características.

2.3 Ênfase na pratica da Administração

A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração,...
tracking img