Teoria neoclasica

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer ou aumentar os conhecimentos sobre a Teoria Neoclássica da Administração. Especificaremos suas características básicas, citando as ênfases dateoria. Também mostraremos os seus principais objetivos e as relações com a administração do presente. Concluiremos nosso trabalho com uma análise critica, mostrando o que melhorou e o que piorou com opassar do tempo.





























ÊNFASE DA TEORIA NEOCLÁSSICA

Ênfase na prática da administração
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por: uma forteênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, embora não se descuide dos conceitos teóricos. Os neoclássicos desenvolvem seus conceitos deforma prática e utilizável, visando à ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática. Quase todos os neoclássicos referem-se a essa prática da Administração ou aessa ação administrativa, enfatizando aspectos instrumentais da Administração. A Teoria Neoclássica representa a contribuição do espírito pragmático americano. Busca de resultados concretos epalpáveis, embora não descuide dos conceitos teóricos, visando á ação administrativa, enfatizando aspectos instrumentais da administração.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos
A Teoria clássica é umareação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações. Os neoclássicos retomamgrande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as condições da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. A estruturade organização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização e toda uma avalanche de conceitos...
tracking img