Teoria musical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA PRÁTICA PARA TEORIA MUSICAL ESSENCIAL METODO DE APRENDIZAGEM

PREFÁCIO

Nessa apostila tem o conteúdo da aula de Teoria da Musica, onde se poderão encontrar todos os tópicos a serem desenvolvidos nas aulas. O conhecimento da teoria musical é um cimento fundamental e imprescindível para o estudo sério de um instrumento.
Esta aula abarcará desde o aprendizado do ritmo, elementobásico para a interpretação em conjunto, até a leitura e escrita de partituras, que facilitará o aprendizado das obras musicais.
O estudo sério da teoria musical requer compromisso e trabalho, porém é pensando em você, que não poupei esforços para preparar uma apostila de facilidades literária, e fácil entendimento, para que todos possa ter melhores resultados em sua aprendizagem.
Desejo a todosótimos estudos.

Autazes, janeiro de 2013.
Simeony Ferreira




















I – MÚSICA

Podemos definir Música como a arte de combinar os sons simultâneos e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção, dentro do tempo, de acordo com sua propriedade e elementos, ordenados sob as leis daestética; expressando idéias, sentimentos e emoções.

1.1 SOM

O Som: nada mais é que a impressão produzida em nosso aparelho auditivo pelas vibrações de um corpo.

a) Som Musical: É aquele que se apresenta perfeitamente definindo, o que depende regularidade das vibrações do corpo sonoro.

b) Ruído: É o som indefinido, isto é, aquele que é produzido por vibrações irregulares.


1.2PROPRIEDADES DA MÚSICA

a) Duração: É chamado de duração o tempo no qual o som é produzido, sendo representado pelas figuras de notas.

b) Intensidade: A intensidade do som é a propriedade que designa ser mais forte ou mais fraco, usando na grafia musical os sinais de dinâmica.

c) Altura: A altura do som se determina por ser mais grave, agudo ou intermediário (som médio), representado pelasposições das claves e notas na pintura.

d) Timbre: É a qualidade do som, pode-se por ele identificar sua origem. É através do timbre que identificamos se um som vem do instrumento, como por exemplo, o piano, flauta; ou da voz humana.


1.3 ELEMENTOS

a) Melodia: É uma combinação de sons sucessivos (dados uns após outros), formando um sentido musical. É a concepção horizontal da Música.

b)Ritmo: É o movimento dos sons regidos pela sua maior ou menor duração.

c) Harmonia: São sons agrupados simultaneamente que obedecem as leis da estética (dados de uma só vez). É a concepção vertical da Música.

d) Contraponto: É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música.

e) Ritmo: É a combinação dos valores tempo.

II– NOTAÇÃO MUSICAL E DURAÇÃO

2.1 NOTA
O som musical é representado na escrita por um sinal chamado Nota. As notas, por sua vez, são representadas por Figuras, que variam de acordo com a duração do som.

a) As partes de uma nota são:
Nota; Haste; Colchete ou Barra, quando unidas em grupos.

b) As notas musicais são sete:
dó – ré – mi – fá – sol – lá – si

Quando essas notas sãoexecutadas consecutivamente damos o nome de escala. Que poderá ser ascendente ou descendente.

SI SI
LÁ LÁ
SOL SOL
FÁ FÁ
MI MI
RÉ RÉ
DÓ DÓ

2.2 PAUTA

A Pauta ou Pentagrama, é um conjunto de 5 linhas e 4 espaços, onde são escritas as notas musicais e várias notações,como claves, fórmulas de compasso, entre outras. As linhas e os espaços da pauta são contados de baixo para cima.


2.3 CLAVES

Clave é o sinal colocado no inicio da pauta, sobre determinada linha, para dar nome às notas. As Claves são 3 (três): As sete notas musicais que já citamos, só receberão nome na escrita, como sua altura, se tiver no início da pauta a Clave....
tracking img