Teoria microbiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria microbiana das doenças é uma teoria científica que sustenta que os microorganismos são a causa de inúmeras doenças. Embora bastante controversa quando inicialmenteproposta, a teoria macrobiana foi confirmada no final do século XIX e é hoje parte integrante da microbiologia clínica e medicina modernas, estando na origem de inovaçõesimportantes como os antibióticos e hábitos de higiene.Essa teoria foi um conceito difícil para muitas pessoas aceitarem naquela época, porque duranteséculos acreditava-se que adoença era uma punição para crimes ou pecados individuais.

- Em 1876, Robert Koch (médico alemão) prova que as bactérias realmente causam doenças.
- Koch descobriu umabactéria em forma de bastão (Bacillusanthracis) no sangue do gado que
morrera de antraz (Europa).
- Cultivou a bactéria em meio nutriente, e injetou amostras da cultura em animaissadios. Os animais adoeciam e morriam. Koch isolou a bactéria de seus sangues ecomparou essas novas bactérias com aquelas isoladas originalmente. Concluiu que as duas amostrasde sangue continham a mesma bactéria.
Os microorganismos foram observados directamente pela primeira vez por Anton van Leeuwenhoek, considerado o pai da microbiologia. Combase no seu trabalho, o médico Nicolas Andry defendeu em 1700 que os microorganismos a que chamava vermes eram responsávéis pela varíola, entre outras doenças.[3]
Robert Kochfoi o primeiro investigador a criar uma série de exames destinados a confirmar a teoria microbiana das doenças. Em 1890 publicou os Postulados de Koch, com base no seutrabalho de demonstração da bactéria Bacillus anthracis como causa do antraz. Estes postulados são ainda hoje usados para determinar se uma nova doença tem causa em microorganismos.
tracking img