Teoria maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.2.1 Teoria de Maslow

Pirâmide de Maslow

Fonte: Mapa do Crime

Para explicar como funciona a Teoria de Maslow, decidimos ilustra-la com um exemplo:
Existe um homem, que se chama Fernando. É um pedinte, passa fome, vive numa zona periférica da cidade e a sua casa é suportada por 4 paus de madeira coberta de lona. Neste caso, o Fernando situa-se no 1º nível das necessidades da pirâmidede Maslow, Fisiológicas.
Ele é um amor de pessoa e conhece muita gente na cidade, existe uma que o ajuda. Dá-lhe trabalho, disponibiliza a cave da sua empresa para ele ter melhores condições que as que tinha. Incentiva-o e consegue colocá-lo a tirar o 9º ano através das novas oportunidades. Com muito trabalho e esforço da sua parte termina o curso. A partir de agora tem maior facilidade emcomunicar. Consegue deste modo, um cargo melhor no trabalho e aos fins-de-semana arranja um trabalho extra, para poder ganhar mais dinheiro. Neste momento encontra-se no 2ºnível, Segurança.
Agora já não está desempregado, vai ao médico e consegue uma casa para ele com uma renda baixa, já não quer voltar a sofrer como antes e começou a ter ambição. Vê os seus colegas com melhores condições e decide irtirar um curso profissional com equivalência ao 12º ano, é bem sucedido. Torna-se técnico e abre uma empresa de contabilidade, tem sucesso, tira um rendimento maior, compra um carro usado, faz amizades novas, conhece uma boa rapariga e casam. Passa agora para o 3º nível das necessidades, Social.
Agora é que não quer mesmo voltar à vida que tinha. Entusiasma-se e vai para a universidade, conclui o3º nível. Ganha o cargo de gerente numa grande empresa, agora ele quer ser reconhecido pelos outros, estando agora no 4º nível, Estima. Com o seu novo rendimento compra um carro novo, apartamento, faz viagens é respeitado, reconhecido, admirado, tem boa aparência e quer mais na vida. Faz pós-graduação, estuda outras línguas, torna-se poliglota e entra no 5º nível da pirâmide de Maslow,auto-realização.
Agora passa a director da empresa, onde os seus rendimentos se multiplicam. O que lhe permite fazer muitas coisas aproveitando ao máximo a vida. Construiu uma mansão, tem carros importados, torna-se um empresário de referência, compra uma quinta no Alentejo, agora não existe limites para o nosso homem de sucesso, que se esforçou durante toda a vida.
Conclui-se que não quer mesmo voltar asofrer o que sofreu como anteriormente. Agora, tem de continuar a procurar novos horizontes para explorar, porque as nossas necessidades são ilimitadas e com o desenvolver das novas tecnologias se torna mais verídico.
Segue em anexo outro exemplo da pirâmide de Maslow.

5. ANEXO

Podemos também associar a pirâmide de Maslow, com a estrutura organizacional das grandes empresas, ou seja, Quando euinicio a minha carreira profissional, tenho necessidades básicas a satisfazer, a alimentação, higiene e roupa quente, estamos no nível mais baixo da pirâmide. Contudo ao ser recrutado por uma empresa e acrescentar valor nas pessoas que trabalham comigo e aos meus clientes, facilmente sou promovido para exercer um cargo superior, passando assim para o segundo nível.
Agora quero ter segurança,algum conforto mas mesmo assim não chega, quero ter uma vida mais tranquila. Deste modo, com o passar dos anos e a melhoria do meu desempenho profissional, posso crescer dentro da empresa e subir de cargo para chefe, passado 3 anos de estar a trabalhar. Merecidamente e com todo o trabalho desenvolvido, sou reconhecido pelo Gestor e após 2 anos convida-me a seu o seu assessor, neste patamar passo parao terceiro nível, onde o status é que ordena a forma como as pessoas olham para mim. Agora já não quero voltar a ter de realizar o trabalho chato, quero é comunicar e socializar com novos clientes, obter rendimentos superiores à concorrência, assegurando a qualidade dos meus serviços e a mostrando o quanto é importante este trabalho para mim, estamos a chegar ao quarto nível.
O Gestor da...
tracking img