Teoria marxista e o movimento de reconceituação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho em grupo (TG)
Questão:
A vertente marxista,originada no movimento de reconceituação do serviço social, remete á profissão o enfrentamento da pobreza na perspectiva de integração dohomem na sociedade.
Comente:
O Movimento de Reconceituação emerge nos anos de 1960, o que fez balançar as bases do tradicionalismo profissional, esse referencial questiona sua prática profissionaliniciando assim a ruptura com o Serviço Social tradicional.
Vê-se a ascendência da tradição marxista (Teoria Marxista) e a formação de um pensamento critico na área nos anos de 1980 e 1990. Oserviço Social nega-se a ter funções meramente executivas, exige participação nas atividades de planejamento, programação, implementação e desenvolvimento de projetos. A ascendência à TeoriaMarxista não se da de forma fácil e homogênea, no entanto é com essa referência que o Serviço Social questiona sua prática institucional e seus objetivos, iniciando assim a ruptura com o tradicional,fazendo critica ao positivismo e o funcionalismo como correntes teóricas.
Não há um rompimento total com o tradicional, mas sim uma adequação, um amadurecimento do profissional que agora trabalhaem equipe multidisciplinar, desligando-se dos segmentos da Igreja católica.
A partir desta reorientação a prática e a teoria passaram por constantes redefinições, procurando romper com a obrigaçãosocial historicamente imposta pela ordem burguesa e voltando-se na perspectiva da classe trabalhadora (subalterna). Assim o Serviço Social passa a expor temas relacionados ao Estado, às classessociais marginalizadas e o papel da ideologia na análise e compreensão da realidade, facilitando o crescimento de um posicionamento critico e investigativo.
Os desafios atuais nos levam a comporcoletivamente um projeto ético-político profissional que possa enfrentar com capacidade e compromisso por dentro das forças sociais que propõe mudanças às condições nas quais vive a classe...
tracking img