Teoria marxista e malthusiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
• Teoria Malthusiana - além dos pontos já explanados acima, não se deve esquecer que ainda que a teoria de Malthus tenha feito muito sucesso naquela época, atualmente suas idéias são consideradasultrapassadas pela maioria dos estudiosos. Para os críticos de Malthus, não se elimina a falta de alimentos diminuindo o número de nascimentos entre a população mundial, mas redistribuindo a riquezaproduzida no mundo. No entanto, em nenhum momento da história a população cresceu conforme o cálculo de Malthus.
• Modelo Reformista Marxista - com base nas ideias de Karl Marx, os reformistas afirmavamque, na realidade, o que o problema demográfico não está no crescimento geométrico da população mundial, mas sim na grande concentração de alimentos nos países ricos e, consequentemente, mádistribuição nos países pobres. Pelo contrário, os reformistas vêem na miséria, a principal causa do acelerado crescimento populacional.
MARXISMO

O marxismo se baseia no materialismo e o socialismo científico,constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários. Em razão disso, o marxismo forma uma base de ação para estes movimentos, porque eles unem a teoria com a prática. Paraos marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia (o Idealismo) e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviçodo proletariado (força de trabalho). Este conceito tem duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico. O primeiro coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e a constituição doconcreto por uma evolução concebida como “desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções”, causando uma evolução em um grau mais alto, graças a “negação da negação” (dialética).

O materialismohistórico coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma super estrutura jurídica e...
tracking img